PRAIAS LOTADAS

Lotadas, praias do Rio têm mais de 300 afogamentos

Escrito por JB Online

Apenas na região da Barra e do Recreio foram mais de 250 resgates

Luciana Lacerda

Fim de semana de sol e de muito trabalho para os guarda-vidas. O 2ª Grupamento Marítimo (Barra da Tijuca) registrou 255 afogamentos, sendo 108 resgates feitos no sábado e 147 ontem. Os números chamam atenção comparados aos do 3ª G-Mar (Copacabana, Ipanema, Leblon e São Conrado) que registrou 69 afogamentos no sábado e nenhum no domingo.
Para tentar conter o aumento dos índices de afogamentos, o 2º G-Ma colocou três embarcações no mar, em pontos estratégicos, para fiscalizar toda a orla. O primeiro barco ficou entre o Quebra-mar e o posto 3; o segundo, entre o posto 4 e o 7; e o terceiro, entre o posto oito e o retorno.
O coronel Ricardo Nunes, comandante do 2º G-Mar, explica que o banho de mar tem sido encerrado às 20h, devido ao grande número de banhistas que ficam na praia até os últimos raios de sol.
– Se formos traçar um perfil das pessoas que foram resgatadas, em geral, são homens, entre 10 e 30 anos, e que não residem na orla – define o coronel. – Ontem o dia foi bem agitado, pois tinha muita correnteza. No fim da tarde as pessoas começaram a ir embora e começou um vento forte que espantou quem queria ficar até mais tarde.
Ele conta que, ontem, um homem precisou ser encaminhado para o Hospital Lourenço Jorge, mas não corria risco de morte. O coronel também ressalta que o apoio da Capitania dos Portos, que está com uma lancha no local, tem contribuído muito para o trabalho dos bombeiro e inibido o uso de jet-skis e lanchas de passeio.

Preferida entre os cariocas

A explicação para a disparidade entre os registros de afogamentos entre as praias da Zona Sul e as da Barra e Recreio pode estar ligado ao resultado de uma pesquisa que o engenheiro de trânsito Fernando Mac Dowell desenvolveu, em que constata que 55% dos cariocas preferem as praias da Barra e do Recreio. Ele explica que mesmo os moradores de bairros da Zona Sul que tem praia, migram para as praias da Barra em busca de mais tranquilidade e águas mais limpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário