RODRIGO BETHLEM



Transição


Paes anuncia Rodrigo Bethlem como secretário de Ordem Pública e Fernando dos Santos

Dionísio como procurador-geral

Publicada em 31/10/2008 às 23h17mPaulo Marqueiro - O Globo; CBN; RJTV
RODRIGO BETHLEM,tem nos ajudado muito estando à frente do IPABACANA.
Sempre presente às nossas reuniões,nos ouvindo e agindo de forma correta no combate à desordem urbana que tomou conta do nosso bairro.
Todas as denúncias de irregularidades são passadas a ele,que prontamente são verificadas.Assim que confirmadas, providências são tomadas através de sua equipe que circula pelas ruas de Ipanema,nos dando a certeza de que alguma coisa está sendo realmente feita,para que num futuro próximo a qualidade de vida do nosso bairro venha a melhorar.



RIO e BRASÍLIA - O prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), anunciou na tarde desta sexta-feira mais dois novos nomes para sua administração: Rodrigo Bethlem - atual subsecretário estadual de governo - vai ocupar a Secretaria da Ordem Pública ainda a ser criada; e o advogado Fernando dos Santos Dionísio será o novo procurador-geral do município.
Em entrevista ao GLOBO, Paes disse que a marca de sua gestão será um choque de ordem. Ainda durante a campanha, Paes afirmara que o Rio precisaria de um "xerife" para ocupar a secretaria que concentraria ações de fiscalização e limpeza pública. (Leia mais: Cotado para o Meio Ambiente e nomeado para a Alerj, Muniz diz que pode ser mais que um vice)


- Acabou a era do "Ilegal. E daí?" no Rio - disse Paes, nesta sexta, referindo-se a uma série de reportagens do GLOBO sobre desordem urbana que ele incorporou como bordão de campanha. - Vamos ter regras claras, definidas.

A nova secretaria, que absorverá órgãos espalhados por outros setores da administração, terá a Guarda Municipal (hoje subordinada ao Gabinete do prefeito), as Coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização e a Divisão de Feiras-Livres (atualmente vinculadas à secretaria de Governo) e a regulamentação dos estacionamentos, como o Vaga Certa, hoje no âmbito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), que é ligada à Secretaria municipal de Transportes.
- Esse é um dos papéis que a prefeitura vai desempenhar nessa nova era em que o prefeito deixa de ser comentarista sobre o tema segurança pública. Queremos que a prefeitura cumpra o seu papel na segurança pública da cidade - disse Paes, acrescentando que o novo colaborador trabalhará em conjunto com a Secretaria estadual de Segurança Pública, com a PM e a Polícia Civil.
Nesta sexta, Bethlem apontou como prioridade no início de seu governo o combate à população de rua, a organização dos estacionamentos da cidade, o combate à pirataria e aos transportes piratas. Ele citou regiões como a Tijuca, Méier, Bonsucesso, Centro e Campo Grande como corredores importantes da cidade e áreas prioritárias. O futuro secretário de Ordem Urbana afirmou ainda que vai manter a parceria com o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) na fiscalização de vans, ônibus e táxis. ( Ouça trecho da coletiva de Bethlem )
O convênio com o Detro para fiscalização de Kombis e vans será mantido, mas o assunto também passará para a Ordem Pública. A atividade de flanelinhas será outra preocupação do novo secretário:
- Estacionamento hoje é uma bagunça, uma vergonha. Nosso objetivo não é vender bilhetes, é ter ali uma pessoa responsável.

O "xerife" Bethlem anunciou que pretende criar o Disque-Ordem, um serviço de 0800 pelo qual os cariocas poderão fazer denúncias sobre desordem urbana. Ele disse ainda que o efetivo da Guarda Municipal, hoje em torno de 5.500 agentes, deverá ser ampliado, mas não quis fixar o número de contratações. Paes e Bethlem reafirmaram a intenção de mudar o regime da Guarda, que hoje é celetista, para estatutário. ( Paes diz que vai mudar o regime da Guarda Municipal. Ouça )
Bethlem afirmou também que pretende aumentar o efetivo da Guarda Municipal, que será subordinada à secretaria. Ele afirmou também que pretende implementar no Rio o projeto "Cidade Limpa", criado na gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) em São Paulo, que proibiu outdoors e publicidade em regiões da cidade.
Paes disse que, em seu governo, a Guarda Municipal também ajudará no policiamento ostensivo, principalmente nos corredores comerciais, pólos gastronômicos e pontos de encontro, como as praças, mas ele descartou a idéia de armar a corporação:
- Acho que rádios de comunicação e a integração entre as forças de segurança já são suficientes. Bethlem começou na política com Paes
Rodrigo Bethlem é economista, tem 37 anos, começou sua vida política em 1993, junto com Paes. Foi chamado pelo prefeito Cesar Maia para integrar o quadro de jovens subprefeitos do Rio. Inicialmente foi subprefeito da Lagoa. Em 1996, assumiu o mesmo cargo no Méier. Três anos depois, já na administração de Luiz Paulo Conde, tornou-se subprefeito da Barra da Tijuca. Em 2000, Rodrigo elegeu-se vereador pelo PFL, mas terminou seu mandato no PMDB. No governo do estado, Bethlem esteve à frente de operações de combate a desordem urbana como a Barrabacana, na Zona Oeste, e Ipabacana e Copabacana, na Zona Sul da cidade.
Bethlem prometeu manter no município as operações deflagradas durante sua gestão no governo de Sérgio Cabral:
- Essas operações, em primeiro lugar, geram melhoria no ambiente econômico, principalmente no turismo e no comércio, e também produzem uma queda no número de pequenos delitos, como por exemplo o roubo a transeuntes - disse o futuro secretário.
Em relação aos ambulantes, que foram uma pedra nas botinas da Guarda Municipal durante a gestão Cesar Maia, Bethlem disse que evitará confrontos usando a inteligência:
" Onde não pode (ambulantes), seremos rigorosos, mas evitando o confronto "
- Nós vamos definir as áreas onde pode e onde não pode. Onde não pode, seremos rigorosos, mas evitando o confronto. Buscaremos dar saídas para essas pessoas, como a possibilidade de cursos profissionalizantes.
A secretaria de Bethlem cuidará também das ocupações irregulares. A omissão do município na fiscalização tem gerado uma série de ações civis públicas por parte do Ministério Público estadual contra a prefeitura.

4 comentários:

  1. ambulante,nao e animal para se jogado em curral,tem lugares que nao se vende nada,nao vai adiantar, fazer nada pq existe uma crise global, so vai arumar conflito entre os trabalhadores pois ate os americanos tem ambulantes em suas ruas,melhor trabalhando na rua do que assaltando as pessoas por ai, pense nisto.

    ResponderExcluir
  2. E os bares que se apoderam das calçadas com várias mesas e cadeiras? Alguns constroem recepções e tudo mais em plena passagem pública. Seja por toda zona sul ou norte, no méier, esquina da rua Vescelaus com Dias da cruz uma choperia mantém 40 mesas com 8 garções servindo sobre a calçada; noite e dia. Mais bater em camelô pobre e analfabeto é mais fácil....

    ResponderExcluir
  3. Desejo marcar uma reunião com o responsável. Para sermos legalizados. Vânia Tel.: 8233-3758

    ResponderExcluir
  4. É Srº Rodrigo Bethlem, graças a Deus que este ano vamos ter eleições e só quero dar uma aviso para o senhor.
    Pena que não é para a Prefeitura, mais com toda a certeza o Sr.º devera vir como mais um lacaio, digo canditado a Deputado, cuidado, ambulantes, o pessoal das rodas de altinho, o pessoal do frescobol e entre outros se somados juntos afé são muitos votos Sr.º Rodrigo, acho viavel o Sr. juntamente com a sua assessoria que com certeza trabalhão para ver uma Zona Sul linda e maravilhosa que é para os turistas verem, está ótima e os outros bairros Sr.º Rodrigo.
    Certamente Sr.º Rodrigo o Sr.º vai ter a resposta que realmente merece.

    ResponderExcluir