IPANEMA OTIMISTA

Associações otimistas com Bethlem

Experiência do novo secretário da Ordem Pública é elogiada por moradores da cidade

Eloisa Leandro
Jornal do Brasil on line

A escolha de Rodrigo Bethlem para assumir a Secretaria da Ordem Pública, anunciada ontem pelo prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), é vista com bons olhos por presidentes de associações de moradores da cidade. O trabalho de Bethlem na coordenação de operações de combate à desordem urbana (CopaBacana, IpaBacana e BarraBacana) fez com que conquistasse a credibilidade da população, à espera de soluções para problemas pertinentes nas zonas Sul e Norte, como moradores de rua e ambulantes. A parceria entre o governo municipal e o estadual é outro fator que aumenta a esperança dos dirigentes de associações.
A presidente da Associação Comercial da Tijuca, Maria do Céu, espera que a promessa de Paes de começar o choque de ordem pelo bairro seja cumprida.
– No plano piloto do Eduardo Paes dizia que o choque de ordem começaria pela Tijuca e estamos muito otimistas. Precisamos retomar os espaços públicos, hoje ocupados pela população de rua. Acredito que o Bethlem vai fazer um ótimo trabalho na cidade – espera Maria do Céu, ao destacar que a experiência dele agregada à parceria com o governo estadual trará bons frutos.
Para a presidente da associação, a concentração de órgãos relacionados a ordem pública tem grandes chances de organizar não só a Tijuca, mas toda a cidade.
– Pelo o que entendi, a concentração desses órgãos, incluindo a Guarda Municipal mais a parceria com o Estado, o trabalho deve ficar mais afinado.
As propostas de Eduardo Paes e a atuação de Bethlem na Zona Sul com a operação CopaBacana agrada muito ao presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães.
– Estamos muito confiantes. Acredito que o bairro tem muito a ganhar com o Rodrigo Bethlem, que fez um trabalho brilhante em Copacabana. Como coordenador da operação, talvez a última dos últimos tempos, podemos ter os problemas de ordem pública reduzidos, principalmente em relação à população de rua.
Para a presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Fernandes Loureiro, a maior preocupação em relação a falta de ordem urbana é a depreciação dos imóveis. O fato do futuro secretário municipal de Ordem Pública conhecer bem a região é um fator positivo para a sua gestão.
– Achei uma boa escolha, ainda mais que ele desenvolveu um bom trabalho aqui. Nosso problema com população de rua, camelôs e lixo é algo que reduzir e que nos preocupava muito. Esses problemas geram uma depreciação enorme dos imóveis – conta Maria Amélia.
Reivindicações
A espera pelo choque de ordem em Botafogo é antiga, segundo Marcelo Ferreira, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Botafogo. Ele espera que o novo secretário dê mais atenção ao bairro, que segundo ele, menos atendido pela gestão atual.
– Espero que Botafogo receba todo o trabalho que vem sendo desenvolvido em Copacabana e Ipanema, e que compreenda a importância turística que nosso bairro tem, não como é feito hoje, que olham só do Leme ao Pontal. O olhar deve começar na Glória – dispara Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário