TRANSIÇÃO




Transição

Futuro secretário de Urbanismo do governo Paes é a favor de Apacs

Isabela Bastos e arquivo O Globo


RIO - O prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, apresentou na manhã desta quarta-feira mais um nome para o seu secretariado. Para a pasta de Urbanismo, foi anunciado o nome do engenheiro Sérgio Moreira Dias. Carioca e formado pela UFRJ, ele foi o autor do projeto Rio Orla, que criou as primeiras ciclovias da cidade e reorganizou as praias da Zona Sul do Rio. Dias também foi o autor do projeto da Vila do Pan e ao lado de Paes desenvolveu os projetos Eco Orla e Pontal Tim Maia, quando o prefeito eleito ocupava a Secretaria municipal de Meio Ambiente.

Dias disse que uma de suas prioridades é revitalizar a Zona Portuária e dar ao Centro do Rio um perfil mais residencial, para que as pessoas residam mais próximas de seus empregos. Para facilitar os deslocamentos, ele pretende implementar projetos de ciclovia integrando várias áreas da cidade.

- Temos condições de fazer na Zona Portuária um projeto indutor e, a partir disso, revitalizar também o Centro do Rio, que está em decadência. Existem exemplos fabulosos no mundo inteiro de revitalização da Zona Portuária, e no Rio de Janeiro a gente ainda não conseguiu tirar do papel vários projetos que já existem.

Ele disse ainda que é a favor da manutenção das Apacs como instrumento de preservação cultural e de controle de adensamento dos bairros. Sérgio afirmou que demolir pequenos prédios em Ipanema e no Leblon seria acabar com a memória desses bairros.

- A Zona Sul é como uma sala de espetáculos em que a lotação está esgotada. Precisamos partir para outra sessão - disse ele, referindo-se a áreas da Zona Norte que sofrem vazios urbanísticos e econômicos.

Segundo Sérgio Dias, o seu maior desafio à frente da Secretaria de Urbanismo será ordenar a cidade.

- Vamos buscar a interlocução, o diálogo, recursos e auxílio no Ministério das Cidades. Queremos trabalhar muito integrados com o Governo do Estado e, além de ordenar a cidade, vamos fazer projetos indutores que gerem desenvolvimento econômico, social, ambiental para trazer de volta a auto-estima do carioca - disse Sérgio Dias.

Em relação ao Plano Diretor da cidade, que ainda não foi aprovado pela Câmara dos Vereadores, Dias falou que pretende agilizar sua aprovação, aproveitando maior parte do que já foi apresentado.

- Acho que não vale a pena mudar muito. Só falta um empurrão burocrático. E isso eu pretendo fazer já no primeiro semestre do ano que vem. Não dá para trabalhar em um Plano Diretor - finalizou.

Já Eduardo Paes disse que a secretaria terá como um dos desafios revitalizar áreas degradadas, como a Zona da Leopoldina:

- Temos um compromisso grande com a Zona da Leopoldina porque ela já foi importante e hoje vive um deserto de atividade econômica, se degradando pela falta de empreendimentos e de apoio. Outro desafio importante é a revitalização do Centro. O Sérgio terá gabinete perto do meu na Praça Mauá.

Nesta terça-feira, Paes anunciou o nome de dois petistas para seu governo. o deputado federal Jorge Bittar, para Habitação, e Marcelo Henrique da Costa, que assumirá a pasta de Desenvolvimento Econômico do município do Rio. Em entrevista, Bittar citou como um de seus desafios desbloquear o empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o programa Favela-Bairro 3 . Segundo ele, a prefeitura perdeu o prazo de nove anos, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), para os municípios renovarem projetos que estivessem acima de sua capacidade de endividamento. Esse prazo se esgotou a 30 de junho.
Na avaliação de Paes, houve desleixo da atual administração em relação ao Favela-Bairro 3. Ele também citou desvios do programa que quer corrigir:

- Na origem, o programa pressupunha intervenções física, de urbanização, mas também equipamentos sociais e oportunidades para as pessoas dessas comunidades. Infelizmente, isso não aconteceu. Virou um programa em que apenas se executava obras.

Por sua vez, outro secretário do governo Paes que também foi anunciado nesta terça-feira, Marcelo Henrique da Costa, que assumirá a pasta de Desenvolvimento Econômico, disse que vai priorizar Arranjos Produtivos Locais (APL) para revitalizar economicamente áreas degradas da cidade, respeitando a vocação econômica de cada região. Ele citou a Saara, no Centro do Rio, como exemplo de uma APL que funciona bem.

- A solução para o desenvolvimento econômico de algumas áreas vai depender de acordos que envolvam diversos órgãos da Prefeitura e do Governo do Estado e das Associações Comerciais locais. Não acredito que ações isoladas resolvam o problema. Vamos buscar parcerias - disse.
O futuro secretário afirmou também que entre suas prioridades estão a revitalização econômica de áreas como a Avenida Brasil e a zona portuária, além de incentivar a instalação de novas empresas na cidade.

- Vamos dialogar com pequenas e grandes empresas e vamos discutir e apresentar idéias ao prefeito, que tomará a decisão sobre qual a melhor forma de incentivo às novas empresas.
Outros nomes anunciados

(Confira os secretários já anunciados por Paes)

Na segunda-feira, foi confirmado o nome de Paulo Jobim Filho como secretário de Administração Pública . Professor da UnB e ex-ministro do Trabalho do último mandato de Fernando Henrique Cardoso, Paulo Jobim informou que suas prioridades serão a valorização do cidadão e do servidor e a aplicação de metas na administração pública. Outro objetivo será a redução de despesas na gestão municipal.

Paulo Jobim disse que pretende aplicar metas na administração pública que terão como objetivo, além de reduzir custos, dar mais eficiência no atendimento ao cidadão. A idéia do futuro secretário é estabelecer metas por área de atuação do governo. Paulo Jobim foi uma indicação do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que apoiou Eduardo Paes desde o início da campanha.
Na sexta-feira passada, foi confirmado o nome de Cláudia Costin como a futura secretária de Educação e o de Fernando William, de Assistência Social . O futuro secretário é filiado ao PMN e foi um dos coordenadores da campanha de Eduardo Paes. Cláudia fora anunciada na pasta, pela manhã, pelo futuro secretário da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho. A futura secretária, que é especialista em políticas públicas, foi ministra da Administração Federal e Reforma do Estado durante o governo Fernando Henrique em 1998 e 1999.

Ao anunciar o nome de Cláudia, o prefeito eleito lembrou que o Rio de Janeiro conta com ótimas universidades e tem vocação para ser um centro de inteligência exemplar para o país. Cláudia afirmou que é contra a aprovação automática mas pretende manter o sistema de ciclos na rede municipal. Para a nova secretária, a prioridade é garantir reforço escolar para que as crianças não passem de ano sem aprender. Segundo a secretária, no Japão, os professores passam por cursos de capacitação todos os anos. Ela pretende implantar o mesmo sistema no Rio de Janeiro.
Na quinta-feira, o prefeito eleito já havia anunciado Jandira Feghali como sua futura secretária de Cultura. Também na quinta-feira, Paes anunciou mais dois nomes para atuar no seu governo . O futuro comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro será o coronel Ricardo Pacheco, comandante do 12º BPM (Niterói) e o delegado Carlos Oliveira, titular da DRAE - Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos assumirá a subsecretaria da Ordem Pública. A escolha de Pacheco foi revelada, na segunda-feira, pelo blog Casos de Polícia, do Extra Online .
O primeiro secretário escolhido por Paes foi Pedro Paulo, para a Casa Civil . Em seguida, foi o de Saúde, Hans Dohmann . Ele vai gerir também a Defesa Civil. Na sexta-feira, Paes anunciou o nome de Rodrigo Bethlem - para a Secretaria da Ordem Pública e o advogado Fernando dos Santos Dionísio para a Procuradoria-geral do município. Na quarta, Paes anunciou o vice-prefeito eleito , Carlos Alberto Muniz (PMDB), como o secretário de Meio Ambiente e Ruy Cezar , que foi secretário municipal para o Pan de 2007, para comandar a secretaria especial para cuidar do projeto Rio 2016, com vistas aos Jogos Olímpicos. O secretário de Transportes será o engenheiro da CET-Rio Alexandre Sansão Fontes .

Nenhum comentário:

Postar um comentário