NOVO GOLPE

Polícia apreende dispositivos para 'pescar' envelopes de depósitos

Marcello Victor, JB Online

RIO - A polícia do Rio descobriu um novo golpe aplicado em caixas eletrônicos de agências bancárias do Rio. Sete engenhocas feitas com placas de metal e fio dental foram apreendidas na noite desta quarta-feira, por policiais do 2º BPM (Botafogo), na agência do Banco Itaú que funciona na Rua do Catete, 355, na Zona Sul. Elas serviam para "pescar" envelopes depositados por clientes. Ninguém foi preso.

Por volta das 21h, um cliente acionou os policiais após constatar que o envelope que havia depositado em um dos caixas não havia concluído a operação. De acordo com a sargento Luciana, do 2º BPM, ele conseguiu reaver o documento utilizando uma pinça. Junto, foi retirado o dispositivo. Outros seis do mesmo tipo foram retirados de outras máquinas da agência. Nenhum outro envelope foi resgatado.

Segundo a policial, a engenhoca é feita com uma plaquinha de metal, formando o modelo de entrada do envelope no caixa eletrônico. Abaixo, duas cordas com fio dental. Ao serem depositados, os envelopes ficam presos nos fios. Os bandidos então retornavam ao caixa e retiravam o dispositivo da máquina. O encaixe e o desencaixe da invenção é feito facilmente.
Outros clientes lesados estiveram na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em Pilares, na Zona Norte, para registrar queixa. De acordo com testemunhas, homens em um Corsa preto com placa de São Paulo davam cobertura nas proximidades da agência.

A polícia investiga a descoberta da instalação do mesmo tipo de dispositivo nesta quarta-feira, em caixas eletrônicos de outras duas agências do Banco Itaú na Zona Sul: Marquês de Abrantes e Humaitá.

Na terça-feira, Wellington Silvério da Silva, de 28 anos, o Dé, apontado como líder de uma quadrilha especializada em roubos de caixa eletrônicos, foi preso por agentes da DRF na Tijuca, ZonaNorte do Rio. De acordo com os policiais, ele chefiava o grupo preso em flagrante pela especializada, no último dia 31, em Petrópolis, na Região Serrana, após troca de tiros durante um roubo.

O criminoso, que também é apontado pelos policiais como o principal ladrão de carros nos bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana, na Zona Sul, foi capturado no interior de uma pastelaria, na Praça Sãens Pena. Dé, que é morador do Morro Pavão-Pavãozinho, em Ipanema, estava foragido do sistema penitenciário onde cumpria pena de reclusão de 18 anos, por um roubo em um prédio em Copacabana, em 2003.

Na ocasião que a quadrilha foi presa em Petrópolis, Dé, conseguiu fugir ao cerco policial por um matagal e se escondeu em Itaipava. O ladrão foi encaminhado para a Divisão de Capturas da Polinter, de onde deverá ser transferido para o sistema penitenciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário