CONTRA TRAFICANTES















Contra traficantes

Polícia faz operação no Complexo Pavão-Pavãozinho-Cantagalo

Ana Cláudia Costa e Simone Intrator e CBN

RIO - Quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas, entre elas dois policiais civis, durante uma operação policial no Complexo Pavão-Pavãozinho-Cantagalo, em Copacabana e Ipanema, na Zona Sul do Rio. No confronto, policiais civis cercaram o escritório das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Ladeira Saint Roman, dentro do terreno de uma igreja ortodoxa, no Morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana. Por volta de meio-dia, quando o delegado titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat), Fernando Veloso, já dava como praticamente encerrada a operação, policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que também auxiliaram na operação, receberam informações de que traficantes se esconderam no escritório do PAC. O escritório foi cercado e o tiroteio durou mais de 20 minutos. O objetivo da operação era cumprir mandados de prisão contra traficantes e contra um funcionário das obras da PAC que estaria desviando material de construção para erguer casas de traficantes.

Os traficantes, encurralados no primeiro andar do escritório do PAC, atiravam de fuzis e metralhadoras .30 em direção à rua e aos policiais. Houve correria. Quem passava ou estava na rua teve que se esconder atrás de carros e postes. Traficantes chegaram a lançar três granadas. Uma delas caiu em um estacionamento que fica ao lado do escritório do PAC, danificando sete carros. Funcionários do PAC que estavam no segundo andar do escritório ficaram deitados no chão sem se moverem durante os mais de 20 minutos da troca de tiros, que só foi interrompida quando três traficantes morreram e três ficaram feridos. Dentro do escritório, foram encontrados pelo menos três fuzis e uma pistola. Dois agentes da Core foram feridos por estilhaços de bomba de fabricação artesanal.


Moradores revoltados tentaram invadir o escritório. Para conter a multidão, os policiais deram tiro para o alto e lançaram spray de pimenta. Os moradores reagiram quebrando dois carros da Polícia Civil.
Os policiais da Core e da Deat retiraram os corpos dos três traficantes mortos de dentro do escritório do PAC no fim da tarde. O quarto corpo, também de um traficante, que morreu logo no início da operação, no alto do morro, também foi retirado. Quando o rabecão saía pela Ladeira Saint Roman, traficantes fizeram novos disparos contra o carro, mas não houve confronto.
Cerca de 50 policiais participam da operação, que é coordenada pela Delegacia Especial de Apoio ao Turista. Na ação, que começou no início da manhã desta quarta-feira, foram apreendidos uma pistola 9 mm e um revólver. Oito pessoas foram detidas. Ainda não há informações do estado de saúde dos feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário