PRAÇA GENERAL OSÓRIO

Assunto irá a discussão

Praça General Osório pode perder grades


Ruben Berta (rberta@oglobo.com.br)




RIO - A consolidação das Unidades de Ordem Pública (UOPs) deve trazer de vez na carona a discussão sobre o cercamento das praças no Rio. Na segunda-feira, a Praça Saens Peña, na Tijuca - primeiro bairro a receber o projeto de controle urbano na cidade - começou a ter suas grades retiradas . E o secretário municipal de Conservação, Carlos Osório, adiantou que, assim que a UOP chegar a Ipanema, irá promover debates com representantes do bairro para analisar a remoção do gradil também da Praça General Osório. Hoje áreas do Centro e do Leblon já têm UOPs.

- Na visão da prefeitura, as praças são locais públicos por excelência, que deveriam estar de portas abertas. Mas sabemos que há espaços em que isso não é viável. Existe uma tendência de retirarmos as grades, mas teremos que analisar caso a caso - comentou Osório, acrescentando que na Nossa Senhora da Paz, também em Ipanema, não há intenções de retirar o cercamento.

Na Saens Peña, a retirada das grades foi decidida no fim do mês passado, após uma reunião entre líderes comunitários da região e o prefeito Eduardo Paes. Há cerca de três anos, a Associação Comercial e Industrial da Tijuca vem pedindo a revitalização da praça, que tornou-se centenária este ano. Com o fim do cercamento, a entidade espera dar um pontapé inicial neste processo.

- A verdade é que muito se falava na revitalização, mas as pessoas não acreditavam mais. A retirada das grades já vai trazer uma limpeza visual que deve ter um impacto muito positivo para impulsionar a região. A partir daí, a nossa intenção é promover parcerias público-privadas para que a Saens Peña ganhe força e se torne, por exemplo, um grande polo gastronômico e cultural da região - afirmou o presidente da associação, Jaime Miranda.

Retirada do gradil na Saens Peña vai demorar dez dias
O trabalho na Saens Peña, que deve durar dez dias, será realizado pela Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Secretaria de Conservação, com o apoio da Subprefeitura da Grande Tijuca. Além disso, a praça terá bancos e banheiros públicos realocados. A Rioluz também fará revisão da iluminação.

Jaime Miranda reforçou que a implementação da UOP da Tijuca e a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Salgueiro foram importantes no processo de reabertura da praça. Ele adiantou também que entrou em contato com o escritório Burle Marx para a realização de um amplo processo de revitalização.

- É um espaço que está a cerca de 15 minutos andando do Maracanã, palco da Copa da Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O potencial é muito grande - disse Miranda, ressaltando que em volta das Saens Peña há cerca de 1.500 estabelecimentos comerciais por onde circulam diariamente mais de 200 mil pessoas.

A discussão em torno do cercamento das praças ganhou força a partir de agosto deste ano quando a prefeitura divulgou pela primeira vez sua intenção de ampliar a retirada grades, após tomar a medida na Praça Tiradentes, que foi reinaugurada após um ano de obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário