BAIRROS .COM



Enviado por Bruna Talarico -


Barão do caféMarcos Modiano fala sobre a bebida que é tradição e paixão nacional

São quase 15 anos do mais puro cafezinho. E quem pensa que o segredo está apenas nos grãos especialmente selecionados, na torrefação feita quase na frente do cliente ou na água especialmente filtrada, sem cloro, precisa prestar mais atenção quando der um pulinho ao Armazém do Café. Por trás das sete lojas espalhadas pela cidade — são cinco só na Zona Sul — está o catalão Marcos Modiano, de 63 anos, que trocou o mercado financeiro por outro, mais palatável: o cafeeiro.

Morador de Ipanema, ele gosta de dizer que se, como economista, sua formação, ele lidava com milhões de quatro ou cinco, hoje trabalha com tostões de muita gente.

— Sou uma vítima do Armazém do Café. Comecei pequenininho, com o que era para ser uma loja de café gourmet, com torrefadora para o café daquela loja, em Ipanema. Mas o cheirinho chamava o público, e fui empurrado a crescer muito rápido — conta.

De família burguesa — seu tio, Humberto Modiano, foi o maior exportador de café na década de 70 —, ele introduziu no Brasil o que apenas se ouvia falar nas terras tropicais. Capuccinos, irish coffes e mais um punhado de variantes da bebida foram provados pela primeira vez na rede aberta por Modiano.

E se, na infância, ele via no futebol um possível futuro profissional, o que Modiano dribla, hoje, são infortúnios do mundo gastronômico. Com a alta do dólar levando cafeterias a passar o ponto pela cidade, ele usa Darwin e sua teoria evolucionista para explicar um possível futuro dos estabelecimentos do ramo:

— Os fracos morrem antes. Os fortes morrem depois, ou sobrevivem, formando uma nova espécie. Li outro dia que a Starbucks vai investir dois milhões na América Latina. Eu digo: seja bem-vinda, porque o jovem de hoje vai ser o adulto de amanhã. Se agora ele toma um fast food de café, depois vai tomar um café gourmet no Armazém do Café. Só espero não viver tanto para presenciar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário