METRÔ

Moradores protestam contra obra da linha 4 do metrô do Rio

Movimento "Metrô que o Rio precisa" defende o traçado original, governo teria estudo alternativo


Obras do metrô causam divergências entre o governo e moradores

(crédito: Andrevruas/WikimediaCommons)

Vanessa Cristani - Rio de Janeiro


As obras da linha 4 do metrô no Rio de Janeiro iniciaram em março do ano passado após uma espera de mais de 10 anos (o projeto foi licitado em 1997). Porém, discordâncias sobre qual é o melhor trajeto da nova linha, criadas entre associações de moradores de bairros da zona Sul e governo do estado, ainda causam polêmicas.

O movimento “Metrô que o Rio precisa”, criado em meados de 2010, defende o traçado original da linha 4 do metrô, que ligaria bairros da zona sul da cidade (Botafogo – desde o Morro São João -, Humaitá, Gávea e São Conrado) até o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, zona Oeste.

O site do movimento informa que um estudo alternativo incluiu no percurso o bairro do Jardim Botânico, além de uma ligação entre o Humaitá a Botafogo e Laranjeiras, na zona Sul e Largo da Carioca, no centro da cidade. A Secretaria estadual de Transporte, por sua vez, defende que a linha 4 saia da zona Sul, na estação General Osório, em Ipanema, inaugurada há dois anos, passando por novas estações que serão criadas em Ipanema e Leblon (Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e seguindo em linha reta até a Barra.

Segundo a presidente da Associação de Moradores do Leblon, Evelyn Rosenzweig, o traçado antigo contemplaria mais pessoas. “A maioria dos moradores do Leblon, por exemplo, não anda de metrô, diferentemente dos passageiros de outros bairros da zona sul”, disse. Além disso, Evelyn afirma que o movimento apoia a extensão do metrô até o terminal Alvorada, na Barra, já que a proposta do governo é de levar o transporte até o Jardim Oceânico, que fica no começo do bairro. “Se o metrô seguir até o terminal Alvorada poderá transportar muito mais gente”, conclui.

O valor das obras está avaliado em R$ 5 bilhões e o prazo de conclusão é dezembro de 2015.

Em enquete, moradores de Ipanema são contrários à construção do metrô

Segundo informações do Jornal O Globo, integrantes do Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) entregaram ao Ministério Público uma enquete feita juntos aos moradores do bairro demonstrando contrariedade em relação às obras da linha 4 do metrô no bairro e a futura construção de uma das estações do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz.

Além disso, os moradores alegam que a praça é tombada desde 2003. De acordo com O Globo a Secretaria estadual de Transportes disse que a construção da estação é necessária, pois sem ela a distância entre as outras duas estações (General Osório à estação Jardim de Alah) ultrapassaria o limite de mil metros entre as estações, uma vez que a distância entre as duas seria de 1.800 metros.

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