TONELADAS DE LIXO

Toneladas de lixo

Cordão da limpeza se destaca na folia

O Globo

RIO - Eles não levam estandartes, não vestem fantasias originais nem tocam percussão. Mas o "cordão" formado por catadores de lixo foi um dos pontos altos deste último fim de semana antes do carnaval. A parceria da Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Febracom) com a Sebastiana (associação que reúne blocos do Centro e da Zona Sul) resultou na diminuição considerável de sujeira deixada por foliões. A estreia foi no sábado, quando 45 catadores cadastrados fecharam o desfile do Simpatia É Quase Amor, na orla de Ipanema.
Segundo o presidente da federação, Luiz Carlos Fernandes, no total serão 173 catadores, que receberão, cada um, diárias de R$ 70 e mais uma participação nos lucros com a venda do material prensado e vendido. O lixo recolhido até a tarde de ontem chegava a 3,5 toneladas. Somente no Suvaco do Cristo, no Jardim Botânico, foram 600 quilos.
- Essa iniciativa não é boa só para nós, que vamos lucrar com o lixo, mas para toda a cidade - disse o coordenador da Febracom, Jorge Neves de Souza.
Já o movimento internacional Clean Up the World, que promove a limpeza voluntária em todo o planeta, reforçou sua atuação no Rio, durante o período de folia. No fim de semana promoveram ações nas praias de Ipanema, Copacabana, Barra e Sepetiba, e na estação de trem de Madureira.
A Comlurb também inovou no fim de semana. Munidos de essência de eucalipto, garis borrifavam o perfume em locais utilizados como banheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário