CIDADE LIMPA


Carnaval com ordem

Blocos desfilam com campanha para manter a cidade limpa

Lívia Breves e O Globo

RIO - A manhã deste sábado começou com batuque em alguns bairros da cidade. O bloco Céu na Terra fez sua concentração pontualmente às 8h, no Largo do Curvelo, em Santa Teresa, e reuniu cerca de 3 mil pessoas no desfile que durou três horas, até chegar ao Largo das Neves. Este ano, pela primeira vez foram colocados cartazes pelo trajeto com mensagens como "por favor, não faça xixi aqui" e "segura o xixi, que o banheiro é logo ali" para lembrarem os "mijões" de usarem os banheiros químicos e manterem as ruas limpas.
E deu certo: de acordo com foliões que estavam por lá, havia cabines suficientes instaladas nos pontos de maior concentração de gente e a espera na fila era de, em média, 15 minutos. Outra iniciativa para manter as ruas sem lixo foi a chegada da Comlurb imediatamente após da saída do bloco

- O desfile dos blocos é sempre muito bacana para quem vem ao bairro pular carnaval. Mas para quem mora aqui muitas vezes não é tão agradável assim, por causa do lixo e do cheiro de urina que fica. Este ano foi diferente. Está tudo bem limpo e sem cheiro algum - observou Marina Coelho, moradora de Santa Teresa.

Os moradores do bairro deram uma mãozinha e esguicharam água pelas mangueiras de jardim para refrescar quem passava. E, apesar da alta temperatura, as duas ambulâncias que acompanharam o bloco não precisaram prestar atendimento.
Com início marcado para às 11h, o "Imaginô? Agora Amassa" reuniu 5 mil pessoas em sua concentração, na Rua Conde Bernadotte, no Leblon. Embalados pelo samba-enredo do bloco, os foliões também aderiram aos banheiros químicos que foram colocados por todo o trajeto.

Já à tarde tarde desfilaram, entre outros, o Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, e o Rio Maracatu, também em Santa Teresa. O Simpatia reuniu cerca de 60 mil pessoas. A agremiação começou seu desfile às 16h, depois de se concentrar na Praça General Osório, e seguiu pela Rua Teixeira de Melo e pela Avenida Vieira Souto, até o Jardim de Alah, onde se dispersou.

No mesmo período da tarde, o cortejo do Rio Maracatu, com suas dançarinas e seus batuqueiros, percorreu as ladeiras de Santa Teresa, do Largo do Guimarães ao Curvelo.

Neste domingo, o Suvaco do Cristo toma conta das ruas do Jardim Botânico. Como já está se tornando tradição, o bloco sairá num horário surpresa. Sabe-se apenas que será a partir das 8h, para evitar que um excesso de foliões tumultue a festa. De acordo com um dos organizadores do bloco, João Regazzi, no carnaval em que o Suvaco completa 25 anos, a novidade é que, na concentração, será montada uma exposição de fotografias contando um pouco da história do grupo.
Também no domingo, em Laranjeiras, desfila o bloco infantil Gigantes da Lira, a partir das 8h, e não mais de tarde, como acontecia antes. De acordo com a presidente da agremiação, Yeda Dantas, o novo horário é mais adequado às crianças.

A Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro (Sebastiana), que organiza alguns dos desfiles mais tradicionais da cidade, fez uma parceria com a Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio (Febracom) para garantir o recolhimento de todo o lixo reciclável produzido pelos blocos. Confira a programação dos blocos neste domingo:

Suvaco do Cristo (entre 8h e 13h): Rua Jardim Botânico, da Rua Faro até a Praça Santos Dumont, na Gávea.

Gigantes da Lira (das 8h às 13h): Sai da Praça Jardim Laranjeiras, na Rua General Glicério, e segue pela Rua General Cristóvão Barcelos.

Empolga às 9 (das 14h às 20h): A apresentação acontece nas areias da Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9.
Escravos da Mauá (das 10h às 17h): Começa no Largo de São Francisco da Prainha, passa pela Sacadura Cabral e segue pelas avenidas Rio Branco, Marechal Floriano e Rua do Acre, até voltar ao Largo da Prainha, pela Sacadura Cabral.

Banda da Barra (das 12h às 18h): Saída do bondinho da Banda da Barra em frente ao n 3.646 da Avenida Sernambetiba, até a Praça do Ó.

Arengueiros da Mangueira (das 14h às 19h): Desfila na Avenida Atlântica, em Copacabana, entre o Posto 6 e a Avenida Princesa Isabel.

Blocão (das 15h às 18h): Em Copacabana, na Avenida Atlântica, entre o Posto 6 e a Rua Miguel Lemos.

Bloco do Pepê (das 16h às 22h): Avenida do Pepê, entre a Érico Veríssimo e a Sargento João de Faria, na Barra.

Um comentário:

  1. Como bem disse a moradora de Santa Tereza, "O desfile dos blocos é sempre muito bacana para quem vem ao bairro pular carnaval. Mas para quem mora aqui muitas vezes não é tão agradável assim".
    Ao final do desfile do Simpatia, vândalos travestidos de foliões, amassaram as grades de alumínio do meu prédio e quebraram as sinaleiras da garagem usando pedaços de ferro ...

    ResponderExcluir