Jardim de Alá ou Jardim da Alah (como identificado pela Prefeitura) é um conjunto de praças no bairro de Ipanema, conhecido por ser um limite geográfico entre os bairros de Ipanema e do Leblon, cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Ao que parece, o nome é uma referência ao filme "The Garden of Allah", com Marlene Dietrich e Charles Boyer, lançado em 1936, dois anos antes da construção da praça, ocorrida em 1938.
A região engloba as praças Almirante Saldanha da Gama (próximo à praia, entre as avenidas Prudente de Morais e Ataulfo de Paiva/Visconde de Pirajá) e Grécia (próxima à Lagoa Rodrigo de Freitas), lado que praticamente se funde à praça Paul Claudel.
Com projeto original de José da Silva Azevedo Neto, o jardim ladeia um amplo canal navegável, entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Oceano Atlântico, no qual foram instalados deques para embarque e desembarque de pessoas. Estava prevista ainda, originalmente, a colocação de gôndolas para passeios na Lagoa Rodrigo de Freitas, tendo a Prefeitura chegado a adquirir duas unidades.
Nos anos 50 e 60, era possível alugar pedalinhos para navegar pelo canal, sendo uma opção de lazer muito procurada pelos cariocas.
O projeto teve inspiração francesa, com caramanchões românticos e inúmeros bancos. A arborização é basicamente formada de amendoeiras e abricós-da-praia.
Na praça, encontram-se também monumentos ao Almirante Saldanha da Gama, um obelisco alusivo à vitória brasileira na batalha do Riachuelo, um busto do Marechal Eurico Gaspar Dutra e as esculturas "Proteção" e "Mulher e Felino"
O canal ligando a Lagoa Rodrigo de Freitas à praia é anterior ao projeto do jardim. Em sua ponta próxima à praia, escondida atrás de grades, há uma pedra esculpida em baixo relevo junto a uma escadinha de pedra que desce até o canal, indicando o ano de 1922 e os seguintes dados:
- Presidente Epitácio Pessoa
- Prefeito Carlos Sampaio
- Engenheiro Saturnino de Brito
Em 2003, foi totalmente renovado pela Prefeitura do Rio, na administração do Prefeito Cesar Maia, sendo reinaugurado em 20 de dezembro daquele ano.
Sem manutenção adequada, encontra-se atualmente em péssimo estado de conservação, com estruturas quebradas e jardins desfeitos. Sua maior frequência é dos donos de cachorros da vizinhança, que em grande quantidade levam lá seus animais para passear e brincar juntos todas as manhãs.
Onde minha babá começou a namorar um piloteiros dos pequenos barcos a motor que nos levavam pelo canal para passear na lagoa, e eu a pescar ... caraúnas e mama-reis.
ResponderExcluir