ATA DA 48ª REUNIÃO

ATA DA QUADRAGÉSIMA OITAVA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 01/09/2009
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: GEORGE ANDRÉ TÁVORA
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:
Sr. Bernardo Carvalho, Chefe da VI Região Administrativa do município do Rio de Janeiro e seu Asssessor Sr. Carlos Eduardo Muniz Freire.

TÓPICOS ABORDADOS :

1- O Sr Bernardo relatou que a Operação Bacana tem intensificado suas incursões junto à população de rua, camelôs ,pivetes. Às pessoas recolhidas aos abrigos tem provido fartas refeições num sentido de maior acolhimento.
Quanto ao Carnaval e Réveillon, está com a solicitação dos eventos em análise para verificar o que é possível ser permitido. Adiantou que algumas atividades que comportam grande número de pessoas na praia, já foram proibidas após
às 22h. Os blocos de Carnaval estão sendo organizados de forma a conter seu número por bairros, transferências para outros locais e horários de desfiles para que não haja encontros. Ressaltou que no último Carnaval
tal organização já foi bastante melhor. Não houve possibilidade de grandes melhorias pois a organização provinha do Governo passado conforme havia sido ressaltado anteriormente
Mais uma vez foi perguntado sobre o quê a população deve contribuir: - “ DENÚNCIAS COM FOTOS IMEDIATAS”.

2- Grupo de Iluminação.
Foi relatado que está sendo realizado levantamento nas ruas em que a iluminação está precária, porém os contatos com a Rioluz são precários haja vista a desestruturação da empresa que não possui equipamentos de reposição. Tal fato procedente da administração anterior que previu escassamente a reposição de estoques.

3- Grupo das Calçadas.
Todas as ruas transversais já foram classificadas com as devidas fotos. Será procedido da mesma forma com as ruas Longitudinais. As fotos serão enviadas para o órgão fiscalizador. Há grande preocupação com a invasão das calçadas por bares e restaurantes que de maneira alguma respeitam os limites impostos.

4- Grupo do Plano Diretor.
Foi realizada reunião com assessores da Vereadora Aspásia Camargo e todas as reivindicações de problemas do bairro foram ouvidas com atenção. Solicitou-se que sejam formalizadas para que se possa transformá-las em regulamentações e serem incluídas em tal Plano.

5-. Grupo dos Transportes.
O acúmulo de linhas de ônibus a circular pelo bairro tem sido motivo de constantes debates pois além de serem altamente poluidoras do ambiente favorecem a insegurança no trânsito e pedestres. Há diversas linhas fazendo o mesmo percurso e circulando com veículos vazios. Dessa forma, foi enviado para análise projeto com sugestões de reestruturação. Tal projeto é encaminhado em anexo a esta ata para verificação de todos.
Foi ainda comentado pelo Sr. Bernardo Carvalho que o processo de aluguel das bicicletas públicas está reestruturação.
.

Sub-projeto:
Reestruturação das linhas de ônibus em Ipanema.

Justificativa:
O bairro de Ipanema está com o trânsito saturado, haja vista o grande número de ônibus que fazem ponto e trafegam pelo bairro, rumo a outros pontos da cidade. Observa-se que há circulação de 3, 4 veículos, de mesma linha, no mesmo horário, com pouquíssimos passageiros sendo transportados.

Objetivo Geral:
Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em termos de meio-ambiente e segurança a partir de menor circulação de pessoas e veículos.

Ações sugeridas;

 reduzir o número de linhas que ligam Ipanema a bairros distantes da Zona Norte e Oeste;
 retirar os finais de linha na Praça Gen. Osório, deixando apenas o nº 125 como circular da Central;
 direcionar os de longa distância para locais de integração como a Central, Pça. Mauá e outros locais possíveis como a Av. Francisco Bicalho;
 transformar as frotas de circulares da Zona Sul (amarelos) em micro-ônibus e também, reduzí-los, mantendo apenas alguns como 512, 582, com o mesmo pressuposto de locais de integração;
 retirar de circulação a linha 474;
 acabar com o transporte com vans para o bairro e direcioná-las para outros pontos mais carentes;


OBSERVAÇÕES GERAIS.
 O Sr. Bernardo Carvalho informou-nos que a empresa ADIDAS foi repreendida sobre a precária manutençãodos jardins da Av. Vieira Souto. Caso não seja procedida, deverão ser retiradas as placas com a sua logomarca.

> Foi comentado que os esforços da Prefeitura com a Operação Choque de Ordem são inteiramente aprovados pela população. Todavia, há necessidade de maior conscientização dessa mesma população, no sentido de ajudar na manutenção dessa ordem com pequenos esforços tais como; não trafegar com bicicletas nas calçadas, não jogarlixo nas ruas, não dar esmolas, não comprar em camelôs e tantos outros. Toda esta Operação tem custo altíssimo que
obviamente é pago pelos moradores no pagamento de seus impostos. Àquela conscientização proporcionaria redução dos custos e conseqüentemente maior eficácia.

 Agradecemos a presença do Sr. Bernardo Carvalho e seu Assessor pois dessa forma percebemos a presença do poder Público junto à população.



Elaboração da ata: JGuia

Próxima reunião dia 15/09/2009

Rio de Janeiro, 02/9/2009

Um comentário:

  1. Gente, não dá pra retirar todos os ônibus de fazer ponto final na Gen. Osório! O 485, por exemplo, é o único ônibus que faz o percurso Fundão - Zona Sul, e o ponto final dele é na General Osório. Muitos estudantes da UFRJ moram em Ipanema e no Leblon. Para onde pretendem levar os pontos finais? Pra já hiper-saturada Copacabana?

    Creio que deva haver uma discussão melhor e com um estudo mais aprofundado sobre o caso, baseado com dados concretos de ônibus que realmente devem ser retirados ou não de acordo com a demanda de passageiros.

    ResponderExcluir