Ata de reunião do mês dezembro realizado no colégio Notre Dame

Atividade sem conotação política que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores. 

ATA DE REUNIÃO  

LOCAL DE REALIZAÇÃO: COLÉGIO NOTRE DAME 
                                                  R. Barão da Torre – Ipanema 
Dia: 3/12/2018 
HORÁRIO: 18H 
COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO 
NÚMERO DE PARTICIPANTES:  30 
REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO: 
  • POLICIAIS MILITARES (23º Batalhão) 
  • POLICIAIS DA GUARDA MUNICIPAL 
  • SUB-PREFEITURA DA ZONA SUL. Sr. Marcelo Mainwald 


TÓPICOS ABORDADOS :  

 

1—OCUPAÇÃO DAS PRAÇAS DE IPANEMA. 
     1.1. O Jardim de Alah elaborou projetos particulares para sua restauração e realizar parceria com Prefeitura, todavia não houve prosseguimento. O viaduto que une a Av. Borges de Medeiros a Av. Epitácio 
           Pessoa na altura da R Redentor tem sido alvo de constantes transtornos com trânsito intenso, moradores de rua. Alerta-se que este Jardim de Alah foi utilizado para obras do metrô e que havia o 
           compromisso de sua restauração ao fim daquelas.  
     1.2  A praça N.S. da Paz está sendo utilizada para as mais diversas funções comerciais, feiras, barracas, vans com alimentação, shows com música em alto som, camelôs, entre outros. 
     1.3 A praça Gen. Osório por sua vez já comporta a Feira Hippie e tem sido degradada constantemente. Várias reuniões para ssua restauração foram realizadas com membros da Prefeitura e também, não 
            houve prosseguimento. 
Estes locais são para uso  do público e, portanto não podem ser usados por iniciativas próprias e tão menos para fins comerciais. Sugeriram-se apenas eventos culturais uma vez a cada ano, com a devida autorização da Prefeitura. O Sub- Prefeito da Zona Sul, Sr. Marcelo Mainwald declarou que todas as praças serão atendidas em suas reivindicações a partir dessa data.   
      
2- RIO + SEGURO EM IPANEMA. 
    As ações para estender o projeto estão em prosseguimento e foi afirmado que será concretizado no mais breve período de tempo. Ressaltou-se que no período relacionado a sua implantação em Copacabana 
    até o presente momento existe redução de 70% nos roubos e furtos, também mencionado por freqüentadores do hotel Copacabana Palace. Domingo, dia 9/12/2018, haverá na praça Zerzedelo Correia, ato  
   de comemoração. 

3- CANTEIROS. 
    As atividades de manutenção de canteiros ao longo das ruas do bairro mais uma vez foi solicitada, sendo que os síndicos estão encarregados de sua supervisão. 
         
4-OUTROS ASSUNTOS 
  • O Ministério Público será convidado a participar das reuniões do Projeto de Segurança de Ipanema. 
  • Alertou-se para a grande densidade demográfica nas praias, principalmente durante os fins- de- semana e solicitou-se maior controle ao seu acesso no padrão executado durante o réveillon. 
  • Solicitou-se providências quanto ao comportamento ante-profissional dos barraqueiros das praias quanto a sua limpeza e ordem. A abordagem aos turistas e demais clientes nas calçadas em frente às suas barracas é extremamente agressiva e seus aspectos degradantes. Há necessidade de cursos de capacitação levando-se em conta que o turismo é a forma de angariar recursos. 
Os canteiros de preservação ambiental nesta praia está a ser destruído e que foi tão cuidadosamente elaborado pelo Instituto E. Tais barraqueiros não se preocupam em manter o lugar público, por eles próprios utilizados para sustento de vida. Há inclusive moradores que instalaram-se nas areias utilizando-as permanentemente. 
  • A Polícia Militar informou que todas as irregularidades deverão ser formalizadas junto ao Batalhão com comparecimento a este órgão para que providências sejam mais efetivas. 


Elaboração da ata: Julio Sergio dos Mares Guia 
Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 2018.                

Nenhum comentário:

Postar um comentário