FISCAIS DE IPANEMA

Moradores de Ipanema fazem fiscalização implacável

  • Integrantes de projeto fotografam e denunciam os problemas do bairro
Tópicos da matéria:
LÍVIA NEDER
Publicado:

Perigo. Sylma conta buracos na Rua Joana Angélica
Foto: Hudson Pontes
Perigo. Sylma conta buracos na Rua Joana Angélica Hudson Pontes
Cansados de ver os problemas nas ruas e dispostos a cobrar atitudes das autoridades responsáveis de forma individual, moradores de Ipanema acabam de lançar o projeto Fiscais do Bairro. O trabalho voluntário consiste em fotografar tudo o que veem de errado, para encaminhar as denúncias de maneira coletiva.
Com seis voluntários cadastrados nessa primeira fase, as principais denúncias são de mau estado dos bueiros, sujeira, ocupação irregular das calçadas e buracos nas vias e passagens de pedestres.
— Nossa ideia é que cada morador seja um fiscal e atue para ajudar o poder público a melhorar a sua atuação. Fizemos um acordo com a 6ª Região Administrativa, para que sejam tomadas as providências relativas às denúncias — explica Ignez Barreto, moradora que está à frente do projeto.
A professora aposentada Sylma Reis destaca que basta dar uma volta em qualquer quarteirão de Ipanema para encontrar problemas. Ela ressalta que os buracos nas calçadas são perigosos principalmente para os idosos.
— Sempre que passeio com a minha cachorrinha procuro levar a máquina fotográfica para registar os problemas e, infelizmente, são muitos. Se alguém cai em um buraco desses, pode ter sérios problemas. Um idoso, então, nem se fala. E são muitos idosos que moram no bairro — argumenta Sylma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário