SIMPATIA





Simpatia é Quase Amor leva clima irreverente às ruas de Ipanema


Jornal do Brasil


Annaclara Velasco


O bloco de carnaval de rua Simpatia é Quase Amor invadiu as ruas de Ipanema neste sábado com a tranquilidade característica do nome. Com concentração na praça General Osório, os foliões já lotavam as ruas do bairro da Zona Sul quando o bloco abriu o desfile tocando o Hino Nacional em ritmo de samba, às 16h20.

Atrás da bateria o clima era mais animado, mas era também o local onde batedores de carteira aproveitavam a confusão para furtar celulares e dinheiro. A equipe do JB conversou com duas pessoas que haviam sido furtadas. O vendedor Marcelo Pinha teve o celular roubado de seu bolso e a técnica em enfermagem Alzira Nunes teve seu dinheiro puxado da mão na hora em que comprava uma cerveja. Ambos comunicaram o crime a agentes da Guarda Municipal, que os orientou a procurar a Polícia Militar, mas não quiseram "perder tempo" para fazer a ocorrência.


1 / 37Simpatia é Quase Amor reúne foliões em Ipanema. Tradicional bloco da Zona Sul reuniu cerca de 70 mil pessoas. Fotos: Vítor Silva/Jornal do Brasil


"Infelizmente esse tipo de coisa ainda acontece muito no carnaval carioca. Fazer a ocorrência já é chato e nunca dá em nada. O policiamento tinha que estar em todos os lugares, até no meio da bagunça, mas não foi o que eu vi", reclamou o vendedor.

Outra confusão foi formada após um criminoso ser identificado por uma pessoa que havia sido furtada. Um homem segurou o suposto batedor de carteira, que negou ter cometido o delito. Sem provas, a briga foi dispersa pelos próprios participantes, pois não houve nenhuma intervenção policial. A PM garantiu que não houve registros de ocorrência de furtos, brigas ou qualquer outro crime.

Fora estes pequenos problemas, o bloco ocorreu na mais perfeita harmonia, em clima de descontração e irreverência. Muitas famílias, crianças pequenas, turistas e cariocas pularam carnaval durante o dia de sol, que acabou saindo, apesar da previsão do tempo prometer o contrário. Segundo a Riotur, cerca de 70 mil pessoas aproveitaram o sábado para pular o famoso carnaval de rua do Rio de Janeiro. O turista francês Marc Dorléac curte o seu primeiro carnaval carioca, apesar de já ter visitado o Brasil duas vezes antes durante esta época.

"Já passei o carnaval em Salvador e na Paraíba, mas o do Rio sem dúvidas não tem comparação. Sou apaixonado por este clima de acolhimento que tem em todo o Brasil, mas no Rio os blocos são mais divertidos. Fiquei frustrado por não ter conseguido um ingresso para a Sapucaí e achei que a festa não fosse ser tão boa, mas os blocos de rua são muito animados. Me surpreendi", contou o francês.

Organização

Segundo a PM, um efetivo de 45 homens foi mobilizado para manter a segurança nas ruas durante a passagem do bloco. Já a Guarda Municipal contou com 200 guardas. Segundo o subsecretário de Integração e Controle Urbano, Marcelo Maywald, outros 20 agentes de controle de urbano, 20 homens da Cet-Rio e 30 agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) cuidaram da segurança dos foliões nesta tarde.

"Nosso objetivo é resgatar este carnaval de rua e aprimorar a organização dos blocos para termos uma festa mais organizada e segura. Nossa atuação é importante na concentração do bloco, para coibir o trabalho de ambulantes não autorizados, no desfile em si e na dispersão, para causar o mínimo de transtornos possível aos moradores do bairro", explicou o subsecretário.

Mijões

Apesar da Riotur ter aumentado o número de banheiros químicos, a fila era bem longa, o que incentiva os conhecidos "mijões", que não querem esperar e acabam por fazer suas necessidades na rua mesmo. Quem aguardava na fila reclamava da demora, mas elogiava a higiene dos banheiros.

"Eu sempre fiz na rua mesmo, porque os banheiros eram bem menos e o bloco anda, mas o banheiro continua no mesmo lugar. Mas esse ano estou preferindo esperar na fila, já que a possibilidade de ser preso é grande", disse um dentista que não quis se identificar.

Segundo Maywald, 28 mijões - entre eles quatro mulheres - foram detidos durante o desfile e encaminhados para a 14ª DP, no Leblon.

"Os agente da Seop estão nas ruas para coibir este ato que, além de obsceno, depredo o patrimônio público", disse.


[Segundo a PM, um efetivo de 45 homens foi mobilizado para manter a segurança nas ruas durante a passagem do bloco. Já a Guarda Municipal contou com 200 guardas. Segundo o subsecretário de Integração e Controle Urbano, Marcelo Maywald, outros 20 agentes de controle de urbano, 20 homens da Cet-Rio e 30 agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) cuidaram da segurança dos foliões nesta tarde.

"Nosso objetivo é resgatar este carnaval de rua e aprimorar a organização dos blocos para termos uma festa mais organizada e segura. Nossa atuação é importante na concentração do bloco, para coibir o trabalho de ambulantes não autorizados, no desfile em si e na dispersão, para causar o mínimo de transtornos possível aos moradores do bairro", explicou o subsecretário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário