EM IPANEMA -



Enviado por Bruna Talarico - 20.01.2011 12h30m.

Cultura amazônica no coração de Ipanema


É numa lojinha pequena, na Praça General Osório, em Ipanema, que pulsa, sem muito alarde, a vida amazônica na ci$. Fruto do trabalho dedicado do publicitário paraense Carlos Castilho Jr, de 47 anos, a Amazônia Soul (2247-1028) completou um ano em dezembro reunindo prestígio — recebeu inúmeros pedidos de franquia nos seis continentes — e sustentabilidade.

Além de promover o desenvolvimento da região — Castilho adquire seu estoque de produtores locais, em remessas aéreas que ocorrem cerca de três $por semana —, a casa faz sucesso com o título informal de melhor açaí da cidade.

— É o melhor do Brasil e do mundo. Turistas exigentes como os de Belém, a capital do açaí, vêm aqui e confirmam isso — orgulha-se ele. — Queremos oferecer uma experiência inigualável, com o melhor da gastronomia amazônica e da cultura local, mas sempre dando retorno aos produtores. Ven$uma Amazônia sustentável e de qualidade.

Por lá, também é possível encontrar delícias como o tacacá, a maniçoba (feijoada paraense) e cosméticos da região como o sabonete de patchouly e hidratantes à base de frutos do Norte do país, além de bijuteria e cerâmicas, como a marajoara, das mais valiosas histórica e esteticamente.

Apesar de comercializados a preços acima dos pratica$por outros estabelecimentos (a R$ 10 a tigela pequena; R$ 13 a média; e R$ 16 a grande), Castilho assegura a qualidade.

— Na Amazônia Soul, o percentual de água que compõe o açaí não ultrapassa os 60%, enquanto o açaí consumido no dia a dia contém até 93% de água. Além disso, nosso fruto é o de várzea, conhecido como o açaí das ilhas, o melhor do mundo — explica ele.

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