CHOQUE DE ORDEM



Prefeitura anuncia dia D contra a desordem urbana

Publicada em 02/01/2009 às 23h34m

Sérgio Ramalho

RIO - O esquema de segurança na orla, do Leme ao Leblon, vai ganhar reforço de 160 guardas municipais na próxima segunda-feira. A medida - parte de um choque de ordem que vai ter início na próxima semana - foi anunciada ontem pelo secretário especial de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, que comparou a série de iniciativas ao Dia D de combate à desordem urbana.

Pelo menos dois mil servidores dos governos municipal e estadual - entre eles, guardas municipais, PMs, fiscais e operários - vão formar uma tropa que vai atuar em sete frentes, em diferentes pontos da cidade. As medidas vão da demolição de imóveis construídos irregularmente na Zona Oeste ao combate ao transporte ilegal de passageiros, com auxílio de fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro)

. Superintendente da Guarda Municipal toma posse

O Dia D foi anunciado por Rodrigo Bethlem, sexta-feira, após a posse do novo superintendente da Guarda Municipal, tenente-coronel Ricardo Coutinho Pacheco, que deixou o comando do 12º BPM (Niterói):
- Vamos varrer a cidade, a partir das 6h de segunda-feira, combatendo as irregularidades para devolver o espaço público ao cidadão. Logo cedo, o carioca vai perceber que o Rio vai ter ordem novamente - garantiu Bethlem, que apresentou Pacheco ao lado do secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

O choque de ordem vai chegar às ruas da Tijuca, seguindo os mesmos moldes do Copabacana e Barrabacana, que Bethlem comandava quando era secretário de estado e agora passam para o âmbito do município. A iniciativa também vai ser estendida, no decorrer da semana, aos bairros de Botafogo, Flamengo, Glória e Largo do Machado.

A Guarda Municipal vai aumentar o contingente na orla entre o Leme e o Leblon. O Ipabacana, que atingia Ipanema e o Leblon, vai contemplar também a Gávea. Betlhem afirmou ainda que os guardas municipais vão atuar até as 21 horas nesses bairros, no Centro e na Tijuca.

O choque de ordem também vai atingir publicidades irregulares, quiosques e bancas de jornais, que não respeitam o espaço público

Nenhum comentário:

Postar um comentário