



Tragédia
Lanchonete desaba em Ipanema e deixa feridos
Publicada em 21/10/2008 às 12h44mAna Claudia Costa e Emanuel Alencar -
O Globo, GloboNews TV e CBN
Foto do leitor José Conde e de Rose Soares
RIO - Uma lanchonete em obras desabou, por volta das 9h desta terça-feira, na esquina das ruas Visconde de Pirajá com Farme de Amoedo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Cinco pessoas ficaram feridas no desabamento e foram levadas para o Hospital Miguel Couto, na Gávea. Bombeiros ainda procuram por um funcionário que estaria soterrado.
Os nomes dos cinco feridos são: Jonas Pereira Andrade, 50 anos, Lílian Maria Reis Viana, 51, Luciana Bravo Akiba, 36, Luiz Lopes da Silva, 47 e Agnaldo José Albino, 49. Eles não correm risco de vida, segundo os bombeiros.
A calçada em frente à lanchonete está coberta por escombros. Moradores afirmam que parte da marquise do prédio já tinha desabado há um ano, deixando um ferido. No local, funcionavam uma lanchonete, uma pet shop e um consultório dentário.
Uma cliente do consultório dentário contou à rádio CBN que as paredes do local estavam com infiltrações e em estado precário. A Defesa Civil está no local, e as causas do desabamento não são conhecidas.
Um trecho de 300 metros de duas faixas da Visconde de Pirajá está interditado para permitir o trabalho das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Vinte e cinco guardas municipais - sendo dez de trânsito - isolam o local. Apenas uma faixa da rua está liberada ao trânsito, que está lento. Os motoristas devem utilizar a Avenida Atlântica como via de acesso à Copacabana. Proprietários podem ser processados
O secretário municipal de urbanismo, Augusto Ivan, disse que os proprietários do imóvel podem ser processados por crime contra o patrimônio público, já que o prédio estava numa Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac). Ainda de acordo com o secretário, as licenças para realização da obra estavam vencidas desde o ano passado. E a licença só permitia intervenções na fachada do imóvel e não no interior do prédio, como estava sendo feito.
Assim como este prédio,outros tantos aqui em Ipanema devem estar com problemas.Em várias esquinas da Visconde de Pirajá,existem esse tipo de imóvel,vira e mexe estão fazendo obras de melhorias de fachada sem se preocuparem com o esqueleto.São imóveis muito antigos,que precisam de gente expecializada para consertá-los.
ResponderExcluir