IDÉIA A SER SEGUIDA !



Reciclar o óleo de cozinha usado preserva o meio ambiente
O que você faz o que com o óleo que usa para fritar a comida? Reaproveitar aumenta o colesterol ruim e jogar pelo ralo polui os rios e o mar. A solução é reciclar como os moradores do Cachambi.

A comida foi para a mesa, mas o óleo ficou na panela, abandonada no fogão. Jogar no ralo da pia? Nem pensar. As partículas do óleo não se dissolvem na água. No encanamento, vão formar uma crosta, causando um entupimento na certa.

Um bom exemplo é o que os moradores de uma vila no Cachambi fazem há dois anos: a reciclagem. O líquido vai direto para um galão que fica em um lugar do condomínio à disposição de todos. O sistema foi implantado pelo síndico Antônio Carlos Benício, que se orgulha da idéia que teve. “Nós nos orgulhamos de termos a idéia e de outras pessoas estarem compartilhando desse objetivo. Então, as pessoas estão mais conscientes, mais responsáveis e mais organizadas”, afirma o síndico Antônio Carlos Benício.

A coleta é feita mais ou menos a cada 15 dias por cooperativas espalhadas pela cidade. Atualmente, existem 16 no município que fazem parte do Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal. Todas dependem da doação do material, e juntas já são responsáveis por 320 empregos.

2 comentários:

  1. Tudo bem em Cachambi, mas e aqui?

    Essa tal de Ipabacana não passa mesmo é de uma ipabanana. Não se faz nada. Os mendigos continuam dormindo sob nossas marquises, os camelôs continuam firmes e fortes a qualquer hora, o estacionamento das boates e restaurantes continua sendo na calçada da praça da Paz, os botequins e restaurantes ocuparam definitivamente as calçadas, não se vê mais PMs nem para receber propina de ônibus-pirata, o coronel Millan continua inoperante e o delegado Lages continua arrogante.

    Nada mudou. Ou melhor,para pior, talvez...

    ResponderExcluir
  2. Os telefones di IPABACANA são ; 2299 5370 e 2299 5770.
    Caso queira mande um email para o encarregado ,Alvaro alvaro1340@yahoo.com.br
    Quem sabe gostaria de reclamar diretamente com o "prefeito da zona sul ?
    pcbecker@rio.rj.gov.br
    Precisamos de ajuda !!!!!!
    RECLAME !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir