RUA JANGADEIROS

RUA JANGADEIROS - 1929.


Chamada de Rua Jangadeiros, na época desta foto de Malta, esta rua é a atual Rua Aníbal de Mendonça. Antes ainda de se chamar Rua Jangadeiros e Rua Anibal de Mendonça, tinha o nome de Rua Dario Silva.
O nome de Jangadeiros foi homenagem, conforme conta Paulo Berger, aos jangadeiros nordestinos que fizeram um "raid" do Nordeste até o Rio, onde chegaram no dia 19/09/1922, para apoiarem as comemorações do Centenário da Independência do Brasil.
Depois que resolveram alterar o nome desta rua para Rua Anibal de Mendonça, em 1938, deram então o nome de Rua dos Jangadeiros à antiga Rua Dezesseis de Novembro, entre as ruas Gomes Carneiro e Barão da Torre - nome que perdura até os dias de hoje. Na foto vemos uma família ipanemense em frente de casa, que tinha como endereço a Rua Jangadeiros nº 48. Observem como era simpática, com um pequeno jardim na entrada, varanda com cadeiras e sofá de palha, pavimento único. A família, como habitual, elegantemente vestida, os homens com chapéu, a senhora com uma sombrinha a protegê-la do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário