Ata da Décima Nona Reunião

ATA DA DÉCIMA NONA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 8/04/2008
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: ROGÉRIO

TÓPICOS ABORDADOS:

1- Neste mês de abril o PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA está completando 1 ano. Registre-se que uma de suas maiores realizações é a retomada da ação de cidadania dos moradores, o que trouxe como principal conseqüência, em íntima coordenação com a Secretaria de Governo Estadual, a implementação das OPERAÇÕES DO IPABACANA, que têm se repetido e são alvo de varias manifestações de apoio da comunidade.

Suas operações, ainda iniciais, constam de incursões pelo bairro, com todo o apoio operacional e social, com o objetivo de recolher mendigos, moradores de rua, observação de pontos de maior perigo.

Toda e qualquer denúncia também pode ser enviada para sscap@segov.rj.gov.br ou pelos telefones: 2299-5300/5770, dias úteis no horário de 9h às 19h, além do nosso e-mail projetodeipanema@terra.com.br
.

2- A Secretaria de Ação Social da Prefeitura do Rio de Janeiro tem sido bastante reticente no apoio e atuação junto às reivindicações e necessidades do bairro. Em conseqüência agendaremos reunião com funcionários daquele órgão para acerto de detalhes.

3- Foi ressaltada a boa vontade demonstrada pelas Lojas Americanas no que se refere ao lixo deixado na calçada, incentivando os catadores de papel.

4- Foi solicitado que os projetos coordenados pelos diversos grupos tenham maior transparência durante as reuniões e permitam a participação de outros componentes. Rogério esclareceu que não existe falta de transparência e que todos os assuntos são exaustivamente debatidos, e que o projeto , como não pode deixar de ser, está aberto a todos que queiram trabalhar.

5- Registra-se o trânsito caótico que tomou conta das ruas do bairro,aparentemente por dois motivos principais: A TRANSGRESSÃO DE MOTORISTAS QUE NÃO RESPEITAM LEIS DE TRÂNSITO E INEFICIÊNCIA DA GUARDA MUNICIPAL NÃO COIBINDO AS INFRAÇÕES.

6- É necessário que o Pólo Gastronômico viabilize alguma forma de atuação quanto ao barulho provocado pelos freqüentadores pois os moradores da R. Jangadeiros
apresentaram reclamações a este respeito.

Os participantes do Projeto de Segurança de Ipanema também necessitam buscar as causas dos problemas do bairro para que as ações sejam eficazes e atacadas na sua origem. Como exemplo, pode-se citar a cartilha distribuída pela OPERAÇÃO IPABACANA ensinando a população alguns comportamentos educacionais.

7- PRÓXIMA REUNIÃO: DIA 6/5/08, MESMO LOCAL E HORÁRIO.

Elaboração da Ata: Julio Sergio dos Mares Guia - 9/4/08

ATENÇÃO PARA A OBSERVAÇÃO ABAIXO

CURSO DE PORTEIROS: Basicamente são palestras destinadas a empregados, síndicos e moradores de condomínios, focando o quesito segurança, visando a prevenção de roubos e furtos em edifícios.

Os empregados são alertados quanto a:
- cuidados na portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- atenção nas imediações do edifício;
- a garagem e
- instruções gerais.

Os síndicos são alertados quanto a:
- contratação de empregados;
- a portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- equipamentos de segurança e
- a garagem.

Os moradores são alertados quanto a:
- entrada e saída do prédio;
- contratação de empregadas domésticas e
- os vizinhos.

Também comparece um técnico da Comlurb que ministra uma palestra sobre lixo, quem o produz e como deve ser adequadamente tratado.
(INSCRIÇÕES NOS ENDEREÇOS ACIMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário