CAGARRAS



Mutirão de limpeza nas Ilhas Cagarras recolhe 78 kg de lixo
8/2/2012 12:38, Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro


O mutirão de limpeza realizado nas llhas Cagarras, contou com 100 voluntários que recolheram 78 kg de lixo no último fim de semana
O mutirão da de limpeza realizado nas llhas Cagarras, localizadas a 5 km ao sul da praia de Ipanema, na zona sul do Rio, recolheu 78 kg de lixo no último fim de semana.

A ação foi promovida pelo projeto Ilhas do Rio, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental e contou com a participação de cerca de 100 voluntários.

Segundo a estatal, as garrafas PET lideraram a lista dos objetos recolhidos, dos 27 kg de plástico retirados, 8 kg eram só de garrafas PET. Também foram trazidos de volta para o continente 19 kg de vidros, 13 kg de metais e restos de redes de pesca. Em menor quantidade, foram encontrados pneus e baterias de caminhão, que são usadas também em barcos. Todo o material foi separado e pesado na colônia de pescadores de Copacabana.

A limpeza de detritos terrestres e submarinos foi feita nas três principais ilhas que compõem a unidade de conservação – Palmas, Comprida e Cagarra. Os resíduos coletados serão doados à Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (COOPAMA), que reciclará o material.

As Ilhas Cagarras são essenciais para reprodução e manutenção das populações de aves marinhas do Rio de Janeiro, além de ponto para alimentação, descanso e criação de golfinhos. Diversas espécies de peixes também podem ser vistas na região, porém, já é possível perceber alterações ambientais em decorrência da atividade pesqueira e de práticas predatórias no local.

Realizado pela ONG Instituto Mar Adentro, o Projeto Ilhas do Rio tem como principal objetivo fornecer dados para a elaboração de um plano de manejo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, a primeira Unidade de Conservação Marinha de Proteção Integral implementada, em 2010, no litoral carioca.

O projeto iniciou suas atividades em abril de 2011, tem duração de 24 meses e prevê não só o monitoramento do ecossistema local como também fomentar o envolvimento da sociedade para apoio às suas futuras regulamentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário