MANIFESTAÇÃO

RJTV

Dia de protesto contra a violência em Ipanema

Ponto de encontro foi a esquina onde um motociclista morreu numa tentativa de assalto há dois dias.


E o sábado foi de protesto contra a violência no Rio. Moradores de vários bairros se reuniram em Ipanema. O ponto de encontro foi a esquina onde um motociclista morreu numa tentativa de assalto há dois dias.

Mais segurança, menos impunidade. Foi o que exigiram homens e mulheres que se concentraram na esquina das ruas Vinícius de Moraes e Alberto de Campos, em Ipanema.

No grupo, parentes e amigos de vítimas que fazem parte da estatística estampada no painel da violência.

“O diferencial dessa manifestação é que ela é organizada pela sociedade civil e não pelos parentes das vítimas. Nós estamos participando e apoiando mas ela é da sociedade civil porque a sociedade está sufocada“, afirma Daniela Duque, mãe do estudante Daniel Duque, assassinado por um segurança na porta de uma boate no bairro.

Uma manifestação diferente. Com mensagens de protesto, foi em cada fechamento de sinal que eles procuraram chamar atenção para o problema e convidar os motoristas a participar. Solidário, um carroceiro tocou gaita.

O que motivou a reação dessas pessoas foi a morte um técnico do judiciário, de 39 anos, na quinta-feira.

Eram 21h30 quando Ricardo foi abordado por três assaltantes num sinal de trânsito. Segundo testemunhas, ele tentou fugir e os bandidos atiraram.

O crime aconteceu 20 dias depois que a polícia prometeu reforçar o patrulhamento no bairro por causa de um outro assalto, a três quarteirões dali. Na Rua Nascimento Silva, o cirurgião Paulo Athayde foi baleado por ladrões quando chegava em casa. Ele está internado até hoje em coma induzido. Nos dois casos, vítimas e bandidos estavam em motos.

“De janeiro a agosto aumentou em 22% o roubo de motos. Onde nós vamos parar? Quantas vidas já foram tiradas?“, explica o advogado Renato Pereira.

Hoje, o retrato da violência está no caminho de quem passa por Ipanema - estampado em imagens simbólicas, nas ruas onde aconteceram os últimos crimes.

A Polícia Militar informou que reforçou o policiamento em Ipanema no último mês e reafirmou que está tirando PMs dos batalhões para aumentar o patrulhamento nas ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário