BIG BROTHER

O mapa do Big Brother carioca

Avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, orla, Lapa e Praça Saens Peña são alguns dos locais onde câmeras de segurança vão filmar e gravar imagens. A incidência de crimes foi o principal critério de escolha dos pontos

POR CHRISTINA NASCIMENTO, RIO DE JANEIRO

Rio - As avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, no Centro; o Aterro do Flamengo, o Maracanã; as orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon; além das praças Saens Peña e Afonso Pena, na Tijuca, estão na lista da prefeitura de pontos que vão receber algumas das 350 câmeras de monitoramento a partir de janeiro.

Tarso Genro, ministro da Justiça (de terno cinza), visitou o Morro Santa Marta após anunciar o investimento.Os equipamentos, com movimento de 360 graus e alcance de até 1,5 quilômetro de distância, vão filmar 24 horas e gravar a movimentação de pedestres e veículos. As imagens serão repassadas em tempo real numa sala que vai ser instalada na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão.

O dinheiro para compra, cerca de R$ 16 milhões, foi anunciado, ontem, pelo ministro Tarso Genro, durante visita ao Morro Dona Marta, em Botafogo, ocupado por uma das unidades pacificadoras. Ele também autorizou o repasse de R$ 100 milhões do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) para as ações do município no combate à violência. O prefeito Eduardo Paes admitiu que a escolha dos lugares tem relação com índices de segurança.

Trechos conhecidos do carioca por assaltos como as ruas General Roca e Conde de Bonfim, na Tijuca, e pontos turísticos como Lapa, Sambódromo, Corcovado, Pão de Açúcar também vão receber as câmeras de segurança, além do Píer Mauá.

“Esses são alguns pontos de monitoramento. Outros estão sendo levantados. Temos que considerar ainda que com a redução de índices de alguns lugares, poderemos fazer o remanejamento do equipamento”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, tenente-coronel Ricardo Pacheco.

Metade da verba estará disponível para a prefeitura em 20 dias e vai ser usada para a compra de 5.410 sprays de pimenta, 200 pistolas 9 mm para balas de borracha, 1.250 granadas de luz e som, 50 teaser — arma que emite ondas elétricas que paralisam uma pessoa. Com o dinheiro, a GM ganhará cinco novas inspetorias — Madureira, Centro, Tijuca, Copacabana e Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário