MEIO AMBIENTE


Meio ambiente

Lagoa Rodrigo de Freitas apresenta mancha de óleo


O Globo

RIO - Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) verificaram nesta segunda-feira que uma mancha de óleo de cerca de 100 metros na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao estádio de Remo do Flamengo, vazou de um gerador da Light durante manutenção do equipamento. De acordo com a equipe de monitoramento ambiental do Inea, o combustível caiu na rede de águas pluviais e escoou para o espelho d'água.


O setor de controle ambiental da Light foi acionado, a fim de providenciar a imediata instalação de barreiras de contenção e de absorção no local. Ainda segundo os técnicos, até o início da noite ainda não era possível mensurar a quantidade de óleo vazada. Eles ressaltaram que o despejo de hidrocarbonetos sempre causa impactos. O prejuízo ambiental depende da quantidade de óleo derramado e à agilidade no controle do acidente. A Secretária Municipal do Ambiente estuda quais sanções vai aplicar contra a empresa.

Em nota, a Light informou que o vazamento já foi controlado e que a mancha de óleo não é mais visível no espelho d'água da Lagoa Rodrigo de Freitas. A empresa afirmou que ainda na noite desta segunda, contratou empresa especializada para iniciar os trabalhos de contenção da mancha. Foram instaladas barreiras de contenção em uma área de 150m² e 50 boias sugadoras, que contribuíram para agilizar a retirada do óleo. Segundo uma análise preliminar da companhia de energia, houve um vazamento na rua de óleo diesel, de um grupo gerador, de empresa contratada para suprimento elétrico emergencial.

A Lagoa Rodrigo de Freitas está em processo de despoluição desde o início deste ano, graças a uma parceria entre o Estado, município e a empresa EBX. Neste período, foram realizadas diversas obras, sobretudo, de saneamento, a fim de melhorar a qualidade da água. O programa, que ainda está em andamento, tem por objetivo recuperar a balneabilidade da lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário