BRASILEIRO:POVO SEM EDUCAÇÃO !!!





SOU SÍNDICA !!! SEI MUITO BEM O QUE É ISSO !! TODOS OS DIAS AS ÁREAS DE VENTILAÇÃO AMANHECEM SUJAS !
A 1ª foto,foi tirada da portaria do meu edifício durante o último Carnaval,LIXO,LIXO,MUITO LIXO !!!!! e ainda insistem em fazer shows nas praias para multidões de porcos,depois reclamam.


Sujeira

'Ilegal. Eu?': Pedestres e motoristas jogam, por dia, 260 toneladas de lixo nas ruas da cidade

Isabela Bastos

RIO - Terça-feira, 14h: o gari Alexandre Ferreira da Silva, de 31 anos, varre a Rua São José, no Centro, cumprindo uma rotina que, em dias de muito serviço, exige até quatro faxinas. Nem bem Alexandre deixa o local, uma senhora termina de comer um salgado e joga o guardanapo no chão. Um rapaz engravatado esvazia um pacote de biscoitos e atira a embalagem no solo. Outro homem despeja um copinho de café no canteiro de uma árvore. E um executivo joga um papelzinho aos pés de outra planta. Ao serem flagrados, todos fazem cara de poucos amigos. Em 15 minutos, parece que o lugar conhecido como Buraco do Lume - onde há pelo menos três lixeiras - não é limpo há tempos.


- Muita gente não tem consciência. A lixeira está perto, mas as pessoas jogam o lixo no chão. Somos 15 garis para percorrer toda a área do Castelo até a Avenida Beira Mar. Já morei cinco anos em São José dos Campos (SP) e lá não se vê lixo no chão. Aqui, o nosso trabalho não é reconhecido, nem respeitado - reclama Alexandre, enquanto se prepara para deixar o serviço. Ele será rendido por um colega, que varrerá a mesma rua do final da tarde à noite.

Detritos despejados em logradouros públicos foram alvo de 1.680 denúncias à ouvidoria da Comlurb somente no primeiro semestre deste ano. Mas aquele que reclama também pode estar contribuindo para a desordem urbana. Flagrado quando jogava uma ponta de cigarro no chão, no Centro, um técnico em contabilidade que se identificou apenas como Carlos reconheceu o erro, mas alegou que o que fez não é um hábito.

- Hoje você me pegou. Eu costumo apagar o cigarro e jogar na lixeira. Uma pontinha só não faz diferença no lixo jogado na rua, mas imagina todo mundo fazendo o mesmo? Quantas pontas de cigarro não vão aparecer? Vou me policiar mais - disse Carlos.

Gasto com faxina é de R$ 25 milhões
O descarte irregular de lixo não é um problema só do Centro. Segundo a Comlurb, em um mês, canteiros, calçadas e ruas da cidade recebem 7.800 toneladas de detritos jogados por pedestres e motoristas. O que é recolhido encheria seis campos de futebol com uma pilha de um metro de altura de copinhos, embalagens e sacolas plásticas, guimbas de cigarro e papel, muito papel. Um dia comum de varrição enche 37 caminhões com 260 toneladas de sujeira. Para limpar tudo, é mobilizado um batalhão: dos 12.600 garis da Comlurb, 8.500 (quase 68%) fazem a limpeza urbana. Os demais atuam em hospitais, escolas e na poda de árvores.

A imundície alheia faz vítimas tanto na rua como dentro de casa. O auxiliar administrativo Thiago Silva levou um banho de água suja jogada da janela de um prédio no Centro, na semana passada. O rapaz ficou indignado, mas acha que teve até sorte, uma vez que já viu lançarem um copo de vidro do mesmo prédio. Já a dona de antiquário Lou Vicente, que mora num apartamento térreo em Copacabana, tem que mandar limpar quase diariamente a tela de proteção instalada em sua área de serviço. O motivo? Os vizinhos jogam de ponta de cigarro a absorventes pela janela.



- Já vi papel higiênico usado e camisinha. A tela já existia quando me mudei, há cinco anos. Isso é uma incivilidade. Aqui moram pessoas que têm informação, gente de classe média, que frequentou escola. Mas, para ler jornal na área externa, tenho que ir de chapéu - reclama Lou, de 68 anos.


Ela não está sozinha no infortúnio. A empresária Márcia Loureiro mora num apartamento térreo no Flamengo e conta que, para poder frequentar a varanda, teve que distribuir cartas entre os condôminos do prédio, pedindo o óbvio: que usem a lixeira em vez da janela. A gota d'água foi um absorvente voador, que entrou pelo basculante do banheiro. Depois das reclamações, a situação melhorou, mas, ainda assim, pontas de cigarro continuam a ser lançadas no jardim.

Um comentário:

  1. O Rio é uma cidade suja e grande parte dos cariocas é culpado por isso. Mas o poder público tem a sua parcela de culpa pois permite, com a complacência da guarda municipal, que centenas de pessoas, diáriamente, distribuam as "indefectíveis" propagandas aos transeuntes. Todas tem numeros de telefones e esses são registrados facilitando assim o cumprimento da lei. Se a Prefeitura fizer a sua parte, coibindo essa prática, dará uma enorme contribuição na limpeza da cidade.

    ResponderExcluir