RESSACA




Mar revolto

Ressaca causa estragos na orla do Rio e morte de turista em Angra




Ronaldo Braga, Tulio Brandão e Taís Mendes - O Globo; CBN



Marcelo Gomes e Bruno Menezes - Extra

RIO - O turista inglês Peter Charles Cox, 46 anos, morreu afogado na tarde deste sábado, na Praia de Lopes Mendes, na Ilha Grande, em Angra dos Reis. Ele teria entrado no mar apesar de o banho na praia estar proibido por causa da ressaca. Surfistas chegaram a socorrê-lo, mas ele não resistiu e morreu antes de receber atendimento médico.

Peter Charles estava na Ilha Grande há cerca de uma semana. O turista era casado com uma portuguesa e, durante sua estadia na Ilha, comprou uma pousada. Seu corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis.

No Rio, o corpo de um homem foi encontrado, na manhã deste sábado, boiando no Jardim de Alah, nas proximidades da praia, em adiantado estado de putrefação, o que dificultou sua identificação. Segundo investigadores da 14ª DP(Leblon), onde o caso foi registrado, só com as impressões papiloscópicas, é que a polícia poderá identificar o corpo de homem, que apresentava características de afogamento.

Os policiais acham que o corpo foi trazido pela correnteza. No entanto, não está descartada a possibilidade do cadáver ser de um turista, que mergulhou na noite de sexta-feira no canal, junto à praia e que estava desaparecido. O corpo pode ser também de um funcionário de um quiosque, que está também desaperecido desde a noite de ontem, quando mergulhou junto as pedras da Avenida Niemeyer, no Leblon. O corpo ficou na praia junto ao canal à espera do rabecão.

Ressaca causa estragos na orla carioca



A ressaca atingiu em cheio a orla carioca neste sábado. Na Urca, o mar subiu na calçada da Praia Vermelha e, de acordo com o Grupamento Marítimo de Botafogo, foram registrados alguns afogamentos desde o início da manhã. O número de salvamentos, no entanto, ainda não foi divulgado.

No Recreio, dois pescadores foram resgatados pela manhã, depois de caírem da Pedra do Rocandor, por causa das fortes ondas. As vítimas foram atendidas pela equipe médica no local e liberadas em seguida.

Nas praias do Arpoador, Ipanema e Leblon, as ondas chegam a um metro e meio de altura, de acordo com os bombeiros de Copacabana. Já na Barra da Tijuca e no Recreio, as ondas variam entre um metro e meio e dois metros.

Mas não foi só no Rio de Janeiro que a ressaca causou estrados. A passagem de um novo ciclone extratropical causou forte agitação do mar no Sul e do Sudeste do Brasil. Nas praias da Baixada Santista, em São Paulo, a maré também ficou agitada e alta.De acordo com o Instituto Climatempo, ondas de 2 metros têm sido observadas desde quinta-feira em várias praias entre os estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

Na sexta, surfistas aproveitaram o mar agitado no Arpoador.

Oceanógrafos previam ondas de até quatro metros , formadas pelo forte ciclone extratropical que estava na altura da costa da Argentina. Alguns fatores - como o longo intervalo entre as ondas e a inexistência de chuvas e ventos fortes à vista - prometem tornar o fenômeno ainda mais evidente nas praias de todo o estado.

A previsão é de intervalos de até 14 segundos entre as ondas, ventos de no máximo 11 km/h e sem grandes chuvas. A ausência de obstáculos naturais faz com que as ondas ganhem proporções maiores.

A ondulação prevista é considerada ideal para os surfistas. Os oceanógrafos apostam em praias favoráveis às ondulações vindas de sul, como a de Grumari e do Leblon, no Rio, e de Itaúna, em Saquarema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário