METRÔ DE IPANEMA - BARRA




Novo trajeto de metrô vai até a Barra da Tijuca

O custo total das obras deverá chegar a R$ 2,8 bilhões Será encaminhado à Câmara projeto para vender terrenos remanescentes.

Dório Victor Do G1, no Rio

Novo trajeto da Linha 1 do metrô (em laranja) vai ligar Ipanema à Barra da Tijuca (Foto: Divulgação)
O governador do Rio, Sérgio Cabral, apresentou na manhã desta quinta-feira (12) o novo trajeto da Linha 1 do metrô, que será estendida até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, partindo de Ipanema, na Zona Sul. No projeto anterior, a ligação da linha até o bairro da Zona Oeste começava de Botafogo, também na Zona Sul.

Ao todo, a Linha 1 será estendida em 13,5 km. O tempo de viagem da Barra da Tijuca até o Centro será de aproximadamente 34 minutos. O preço da passagem será de R$ 2,60. A expectativa é de que sejam atendidas 230 mil pessoas por dia – no projeto anterior, este número era de 120 mil.
No trajeto estendido da Linha 1 serão construídas seis novas estações (Nossa Senhora da Paz, Gávea, Leblon, São Conrado, Jardim de Alah e Jardim Oceânico). A distância entre elas será de 2,25 quilômetros.

Segundo o secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, a construção do novo traçado será iniciada na Barra. O responsável pelas obras deverá ser o consórcio Rio Barra, que venceu a licitação para o projeto original, em 1998.

O consórcio será responsável pela extensão da linha até a estação Gávea. De lá até a estação General Osório, em Ipanema, haverá licitação. Júlio Lopes informou que espera que os trabalhos estejam concluídos até a Copa de 2014.
A apresentação do novo traçado foi nesta manhã, em evento no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Na ocasião, Cabral informou que as obras da estação General Osório deverão ser concluídas até o final do ano.

Terrenos remanescentes

O custo total das obras deverá chegar a R$ 2,8 bilhões. Na ocasião, Paes informou que vai encaminhar à Câmara de Vereadores do município um projeto de Lei para a recuperação do potencial construtivo de terrenos que sobraram da construção das estações e túneis ao longo de todo o sistema do metrô, muitas delas de alto potencial imobiliário. O governo do Estado se comprometeu a utilizar os valores arrecadados com a venda destes terrenos na extensão da Linha 1 até a Barra da Tijuca.

Um comentário:

  1. Nao entendo como podera haver uma estacao na NSda Paz. O metro saindo da General Ozorio teria um custo bem menor, um tracado bem mais simples, uma construcao bem mais sem atravancos no transito diario se a proxima estacao apos a General ozorio fosse Lagoa, na altura do encontro desta com Maria Quiteria, a proxima seria no Jardim de Alah tambem perto da Lagoa.
    O tracado seguindo pela Visconde de Piraja ate NSda Paz vai falir quase completamente os comerciantes da regiao.

    Paulo Ruschi
    Engenheiro Rodoviario.

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