PRAÇA NÃO ,DESERTO

Praça é reaberta após obras da Linha 4 do metrô em Ipanema, no Rio

Praça N.S. da Paz foi fechada em 2012 para construção de estação.
Consórcio reformou e liberou acesso de moradores a trecho do local.

Do G1 Rio
Mapa mostra área liberada a moradas da Praça N.S da Paz (Foto: Divulgação/ Linha 4 do Metrô)Mapa mostra área liberada a moradas da Praça N.S da Paz (Foto: Divulgação/ Linha 4 do Metrô)
A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi parcialmente reaberta neste domingo (27), após conclusão de etapas da construção da estação da Linha 4 do Metrô. A área estava fechada para obras desde outubro de 2012. Segundo o consórcio responsável pela nova linha, 46% da praça está liberada para acesso. A expectativa é que a Linha 4 do metrô transporte 300 mil pessoas por dia, segundo o consórcio.
Durante a primeira etapa das obras, os moradores só tinham acesso à academia da terceira idade e ao parquinho infantil da área. Agora o espaço próximo às ruas Joana Angélica e Barão da Torre também está aberta. No local ficam monumentos “Crianças Brincando de Roda” e “A Menina dos Balões Encantados”, que foram restaurados; o laguinho, que recebeu novo sistema de oxigenação; e a figueira mais antiga da praça, que tem cerca de 90 anos.

A área devolvida também recebeu nova iluminação e reforma em bancos e calçada. Cinco palmeiras que tinham sido transplantadas do local para a obra também foram replantadas. A Praça Nossa Senhora da Paz ainda recebeu a plantação de mais nove árvores.
As obras da estação permanecem no subsolo e em parte da praça. O terminal Nossa Senhora da Paz terá dois acessos: um na Rua Joana Angélica e outro pela Rua Maria Quitéria. A viagem da estação até o terminal Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, que também está em construção, deverá durar 13 minutos. Já quem acessar a estação em direção ao Centro, levará aproximadamente 18 minutos ao terminal Carioca.
 
A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com suas árvores de 80 anos (Foto: Lilian Quaino/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário