INSEGURANÇA





Falta de segurança na Zona Sul

Após morte de arquiteto, policiamento de Ipanema e Leblon será redefinido


Simone Candida (simone.candida@oglobo.com.br)

O comandante do 23° BPM (Leblon), tenente-coronel Frederico Caldas, realizou, na manhã desta segunda-feira, uma reunião para redefinir o policiamento na área de Ipanema e Leblon. Segundo o comandante, a segurança no local ganhou mais 30 PMs e, até o fim do dia, o Batalhão vai decidir se dobrará de seis para 12 o número de blitzes. No sábado de manhã, um arquiteto foi morto numa suposta tentativa de assalto na Rua Prudente de Morais, em Ipanema .

Nesta segunda, dois pontos foram alvo de fiscalização: a esquina das ruas Farme de Amoedo com Prudente de Morais, em Ipanema, e a descida da Avenida Niemeyer, no Leblon. Locais que, segundo o comandante, são críticos.

- Estamos redefinindo os pontos de operação. Vamos avaliar o policiamento durante o dia para tentar fazer ajustes - disse o comandante.

Mais cedo foi sepultado o corpo do arquiteto Rômulo Castro Tavares, 33 anos, morto com um tiro na barriga na manhã de sábado. O enterro foi no Memorial do Carmo, no Caju. Muito abalados, os familiares não quiseram falar com a imprensa.

Segundo testemunhas, Rômulo foi abordado por dois homens em uma moto quando chegava com seu carro, uma caminhonete Tucson, ao prédio onde morava, no número 680 da Rua Prudente de Moraes, por volta de 11h20m. A polícia solicitou imagens de câmeras de prédios vizinhos para investigar o caso . Segundo policiais do 23º BP (Leblon), a arma usada foi uma pistola 380. A Delegacia de Homicídios, que assumiu o caso, diz trabalhar primeiramente com a hipótese de tentativa de assalto, mas não descarta outras possibilidades.

Segundo o porteiro do prédio, Joelson Duarte, os bandidos estacionaram a moto em frente ao edifício e um deles, armado com uma pistola, abordou a vítima. De acordo com Joelson, o criminoso apontou a arma por uma fresta no vidro do carro, mas Rômulo abriu a porta e tentou reagir.

O arquiteto foi atingido por um tiro na barriga que atravessou seu corpo. Os criminosos fugiram em seguida. Médicos que passavam pelo local conseguiram reanimá-lo até a chegada de uma ambulância do Corpo de Bombeiros. Rômulo chegou a ser levado para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, mas não resistiu ao ferimento. De acordo com vizinhos, Rômulo morava sozinho e tinha família na Bahia.

Em seu site profissional, o arquiteto se descreveu como uma pessoa "em busca de novos desafios", e citou o tempo em que morou na Europa. Romulo também postou fotos de dois prêmios que recebeu por trabalhos no exterior. Entre as premiações estão o Award ITB 2009 e o FITUR 2009.

Um comentário:

  1. Moro no Leblon,na Amirante Guilhem com a San Martin,bem pertinho da Delegacia.Há tempos que não vejo um PM.O que vejo são os carros da PM, na Humberto de Campos,em cima da calçada,impedindo a passagem dos pedestres.E fico a imaginar que se o Leblon está abandonado.
    como estarão os outros bairros???
    Aliás eu gostaria de saber onde andam os PMs,os guardas de trânsito e os guardas municipais.São figurinhas raras que só aparecem em choque de ordem,ou em época de eleição.
    Os guardas municipais que deveriam zelar pelas posturas e pelos próprios municipais ,onde estão?
    Outra coisa enervante é que não são respeitados os horários de cargas e descargas.

    ResponderExcluir