APAGÃO








<
Apagão

Falta de luz atinge vários bairros do Rio

O Globo (granderio@oglobo.com.br)




RIO - Um apagão que começou por volta de meio-dia deixou vários bairros do Rio sem luz nesta sexta-feira. Há registros de queda de energia em ruas de Ipanema, Copacabana, Leblon, Lagoa, Gávea, Flamengo, Tijuca, Madureira e Cascadura, por pelo menos 20 minutos. Segundo a CET-Rio, houve sinais apagados ou piscando em ruas desses bairros, além de Rio Comprido, Vila Isabel, parte de Botafogo e Jardim Botânico. Mas, por volta das 14h, a prefeitura informou pelo Twitter que a situação dos semáforos da Zona Sul está praticamente normalizada. Em algumas regiões, a energia já começou a voltar. Mas, em partes da Tijuca, por exemplo, a falta de energia já dura duas horas em algumas vias. Vários leitores relataram também problemas nos sinais das operadoras de celular durante o apagão. As empresas de telefonia, no entanto, dizem que ainda não registraram qualquer problema . Por meio de nota, a Light informou que a falta de luz deveu-se a um pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para que fosse feito um desligamento de linhas de transmissão de energia elétrica em uma subestação de Furnas.

FOTOGALERIA: Veja imagens da falta de luz no Rio

Ainda segundo a Light, a interrupção não tem relação com o sistema de distribuição da concessionária. A ONS disse que, por enquanto, o sistema está sendo recomposto e estão verificando a situação, segundo informou o site G1.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que, por volta de 13h30m, acionou o plano de contigência. Este planejamento, ativado em casos de emergência, prevê o deslocamento e reforço de equipes envolvidas diretamente na operação dos serviços afetados, como sinalização de trânsito. Agentes da Guarda Municipal e CET Rio já foram deslocados para orientar o trânsito. Ao todo, cerca de 220 agentes e 50 motociclistas trabalham nas ruas para minimizar o impacto desta interrupção no fornecimento de energia elétrica. A Prefeitura recomenda que os motoristas redobrem a atenção nas próximas horas e evitem fechar cruzamentos, bloqueando vias da cidade. "Tão logo Furnas informe o prazo para retomada no fornecimento de energia, a Prefeitura do Rio terá a operação de sinalização das vias e demais serviços retomada", diz a prefeitura, em nota.

EU REPÓRTER:Enfrentou problemas com a falta de luz? Mande fotos e relatos para a gente
Por volta de 13h10m, o Centro de Operações da prefeitura informou que já foi restabelecia a iluminação nos túneis Rebouças e Zuzu Angel, que estavam às escuras devido ao apagão. No Jardim Botânico, Copacabana, Ipanema e na Gávea, a luz também já começou a voltar. Assim como na Praça Saens Peña, na Tijuca.

O Aeroporto Santos Dumont chegou a ficar às escuras, mas pousos e decolagens não foram interrompidos. Tanto ele quanto o aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont funcionam normalmente. Segundo o Metrô Rio, as composições também circulam sem dificuldades. Algumas estações das áreas afetadas estão funcionando com iluminação de emergência. Já a SuperVia avisa que os trens estão operando sem problemas. As estações São Franscico Xavier e Manguinhos estão sem energia elétrica. No entanto, sem afetar a operação de trens.



Os shoppings Leblon e Rio Sul também ficaram sem luz. Devido ao apagão nos bairros da Zona Sul e região da Tijuca, as delegacias desses bairros também ficaram sem energia e com dificuldade de registrar as ocorrências, já que os policiais não conseguem consultar os bancos de dados do sistema da Polícia Civil. Segundo a prefeitura, o posto de saúde Dom Helder Câmara, na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, teve o atendimento interrompido. O Hospital Miguel Couto funciona com gerador.

Em reunião realizada na tarde desta sexta, a direção da Associação de Moradores de Ipanema decidiu processar a Light na Justiça para reaver os prejuizos de comerciantes com o apagão desta sexta-feira. Segundo o presidente da Ama-Ipanema, Carlos Monjardim, o bairro está às escuras há cerca de três horas, impossibilitando o funcionamento do comércio, principalmente de bares e restaurantes.

- Tem comerciantes com cadeiras na calçada em protesto contra a falta de luz. Isto é um absurdo. E não é a primeira vez que acontece. Vamos passar uma circular pelo bairro para que os comerciantes tragam as notas fiscais de produtos perecíveis que estão estragando e vamos pedir também que levantem a estimativa de balanço do dia, para que possamos cobrar também pelo lucro cessante - afirmou Monjardim

Apagão repercurte rapidamente no Twitter

O apagão provocou reação imediata no Twitter. Na Zona Sul, internautas relataram problemas nos bairros da Gávea, Jardim Botânico, Botafogo, Copacabana e Ipanema. Segundo Anna Bessa, a falta de luz na Tijuca já dura pelo menos uma hora. Pelo Facebook, Ruth Scheffer informou que em Botafogo, apesar de a luz estar restabelecida, ainda há picos de vez em quando. "Bom para queimar eletrônicos né!", escreveu ela. Na Gávea, segundo Flavia Bougleux de Moraes, o problema é o mesmo: "Gávea normalizou há pouco... pelo menos no shopping há luz. Mas os picos continuam". Segundo a leitora Vivilaine Brandão, o apagão também atingiu ruas do Centro, como a da Assembleia, a Graça Aranha e a México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário