TRAMBOLHÕES



Trambolhões

Prefeitura cancela licença para instalação de novas cabines telefônicas em Ipanema


O Globo (granderio@oglobo.com.br)

RIO - A prefeitura decidiu cancelar, nesta segunda-feira, a licença da operadora Oi para a instalação das novas cabines telefônicas, que unem telefone público e rede wi-fi grátis, na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. A empresa tem um prazo de 24 horas para retirar os equipamentos das vias. Após uma vistoria, técnicos verificaram o impacto visual e de circulação das novas cabines instaladas nas calçadas.

Ancelmo Gois, em sua coluna desta segunda-feira no GLOBO, informou que o próprio prefeito Eduardo Paes mandou a Oi "retirar imediatamente esses trambolhos". A prefeitura havia expedido uma licença em caráter experimental para a realização de testes com a substituição dos antigos orelhões. Segundo moradores e comerciantes, o principal problema é a localização: em alguns trechos, as estruturas - horrendas, para alguns - estão perto demais do meio-fio ou no meio de pontos de ônibus.

EU-REPÓRTER: Novas cabines da Oi atrapalham pedestres e passageiros de ônibus em Ipanema

Na avaliação da presidente da AMA-Ipanema, Maria Amélia Loureiro, as cabines - estruturas de metal, com um banquinho e espaço para um telefone público - viraram mais um obstáculo na calçada:

- Soube delas há 15 dias porque um amigo passou pela Visconde de Pirajá, viu e me telefonou, perguntando o que era. Fui então conferir e não gostei, achei que são feias. Viravam mais um monstrengo na calçada. A que ficou perto da Chaika (lanchonete) deixou a calçada estreita.

.

2 comentários:

  1. Não consigo acreditar na ignorância da prefeitura do Rio!!Cancelam a instalação de cabines bonitas com wi fi grátis para continuarmos com orelhões horríveis e sujos!!!O povo não tem direito a nada mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Como cidadão me interessei sobre a polemica causada pela instalação das cabines telefônicas com wi fi grátis e quis saber detalhes do projeto. Procurei me informar e soube que foi contratado pela OI uma empresa de BH para elaborar o desenho contemplando conforto e funcionalidade. Me explicaram o seguinte:
    -o desenho foi desenvolvido por um renomado arquiteto mineiro, inclusive responsável por obras de artes, no moderno complexo administrativo de Minas Gerais .
    -causou estranhesa que ninguém ainda comentou que além do wi fi grátis ainda tem cameras de segurança de alta resolução que monitoram a rua 24 horas por dia ligadas ao orgãos de segurança.
    -o passo seguinte do projeto seria implantar essas cabines nas portas das escolas públicas que ofereceriam proteção contra vandalismos, violência, e tráfico de entorpecentes,(as referidas câmeras de sgurança) além de dar aos alunos internet grátis de banda larga fazendo a inclusão digital para aqueles que não podem pagar. Tudo sem 1 centavo de dinheiro público.
    -por último me esclareceram que as dimensões da cabine são as mesmas do antigo orelhão(visto de cima)não ocupando como é óbvio nada a mais do espaço que já era ocupado. O desenho mais robusto(será?!)é para protejer os equipamentos que nela estção embutidos, contra furtos ou depredações pois seriam instaladas em locais mais distantes de díficil acesso para manutenção ou substituição, não somente em Ipanema. A preocupação também era não diferenciar os usuários. Isso quer dizer que o mesmo morador de Ipanema terá o mesmo mobiliáriode de bairros mais distantes.
    -acho que o prefeito Eduardo Paes foi mal acessorado, pois talvez não saiba disso.
    Quem sabe se ele tomar conhecimento reveja sua posição, pois isso não é demérito para ninguém.

    ResponderExcluir