ARPOADOR



Apesar do frio

Iluminação especial no Arpoador instalada pela prefeitura incentiva a prática do surfe de madrugada


Athos Moura (athos.moura@oglobo.com.br)

RIO - Depois do sol, o que ilumina o mar do Arpoador agora são 18 potentes refletores, responsáveis por uma nova onda naquele trecho da orla carioca: o surfe noturno. Nem mesmo as baixas temperaturas do inverno têm afastado os esportistas da água, até de madrugada. A iluminação especial, um projeto da prefeitura em parceria com a iniciativa privada, foi feita sob a orientação dos próprios surfistas, que indicaram aos técnicos da Rioluz a melhor posição para instalar os refletores.

O projeto teve o apoio da Nike e trouxe de volta o surfe noturno, uma prática do início dos anos 90. Cada refletor, de mil watts de potência, ilumina 50% mais que os antigos instalados no local e gasta 30% menos energia.

O surfista Marcelo Bispo, de 30 anos, 15 deles dedicados ao esporte, diz que a nova iluminação fez com que ele aderisse ao surfe noturno. Profissional há cinco anos, Bispo conta que o Arpoador é um dos pontos mais disputados no país. Segundo ele, praticar o esporte à noite é uma ótima opção para quem quer treinar para competições, por exemplo, já que não há banhistas.

- Eu não era adepto do surfe noturno porque a iluminação antiga não ajudava essa prática. Não conseguia ver quando a onda estava chegando, a luz só batia perto da pedra, acabava ficando até perigoso. Agora eu chego de tarde e fico surfando até de noite. Neste horário, muitas pessoas saem do trabalho e caem na água também. É melhor, porque os profissionais podem treinar mais e os amadores podem ter um tempo para o lazer, depois de um dia de trabalho. Por volta das 21h, a água ainda está cheia - contou Bispo, que estava no Arpoador na madrugada de quinta-feira.

De acordo com o surfista, geralmente os refletores, que foram instalados em junho, não ficam com todas as lâmpadas acessas. Mesmo assim, a iluminação é suficiente para que o esporte seja praticado com segurança.

- Em dias úteis, poucas pessoas surfam à noite. Então eles não ligam todas as lâmpadas. Mas, nos fins de semana, quando ligam todas, a noite parece dia - conta Bispo.

Mesmo nas noites de baixa temperatura, o lugar tem sido frequentado pelos adeptos do esporte. Bispo afirma que quem gosta de surfe está sempre no mar. O horário noturno não é necessariamente garantia de boas ondas. Para saber se elas virão, os surfistas ficam de olho nos sites de meteorologia. Em dias de boas ondas, é possível ver até 25 esportistas executando suas manobras à noite e madrugada adentro.

A nova iluminação não agradou apenas aos que entram no mar, mas também àqueles que se divertem apreciando o cenário sem enfrentar a água gelada. É o caso do auxiliar administrativo João Eduardo de Oliveira, de 35 anos, e de sua mulher, a jornalista Denise Emerim, de 36. Frequentadores antigos do Arpoador, eles aprovaram o novo investimento. João disse que frequenta a praia desde 1979 e que nunca se sentiu tão seguro como agora.

- A sensação de segurança está maior - afirmou.

Já Denise destacou outra atração do lugar: a beleza da paisagem, destacada pela nova iluminação.

- A água está com um tom verde-esmeralda com essa luz. Está linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário