VOLEI



Vôlei: Rainha da Praia começa neste sábado, em Ipanema

Claudio Nogueira

RIO - Nem o sol vai deixar de aparecer. E deverá brilhar forte às 10h, sobre as areias de Ipanema, onde começa neste sábado a disputa do mais charmoso torneio de vôlei de praia do país, o Rainha da Praia, reunindo oito jogadoras que vão deixar as parceiras de lado e lutar pelo título de atleta que mais bem se adapta à troca de parcerias. A disputa ocorre na arena da Rua Paul Redfern. Duas atletas que já fazem parte de uma espécie de Família Real do Vôlei, querem se enfrentar domingo na decisão: as irmãs e parceiras Maria Clara e Carol.
( Veja mais fotos da dupla na Praia de Ipanema )
O vôlei deve estar mesmo no DNA das meninas. Filhas de Isabel, antiga estrela de quadras e das areias, e irmãs de Pedro Solberg, rei da praia de 2009 (a irmã mais velha, Pilar, é figurinista), Carol e Maria Clara dão plantão diariamente em seu "escritório", na rede da Rua Garcia D'Ávilla, em Ipanema, onde treinam. Como no torneio as duplas são temporariamente desfeitas, se elas forem à final será como rivais.
- Seria o melhor. Seria muito divertido. Nós nunca jogamos contra - diz Maria Clara de 26 anos. - Minha mãe iria gargalhar. Qualquer uma que ganhasse seria legal.
Vice no Rainha da Praia-2008, Carol, de 22 anos, diz como seria a final com a irmã.
- Vou partir para dentro pra ganhar dela - ri.
Musas de corpos dourados do sol de Ipanema - como cantava a dupla Tom e Vinícius - Carol e Maria Clara se divertem no torneio.
- Os amigos de Ipanema vêm ver. É o torneio mais gostoso - diz Maria Clara, campeã mundial sub-21 de 2001
Para Carol, bi mundial sub-21 de 2004 e 2005, a graça do torneio é ir se adaptando a cada parceira e vencer.
- Também tem muito a ver com a sorte - imagina.
A dupla tem agora um novo técnico Ed, que já dirigira Pedro Solberg e Pedro Cunha. Isabel, que treinava as filhas, tem-se dedicado à família e ao neto, João. Para Maria Clara, as metas estão tracçadas:
- Nosso objetivo é o de nos ranquearmos no Circuito Mundial e ficarmos próximas das outras duplas (Juliana/Larissa e Maria Elisa/Talita), porque em 2011 começa o ranqueamento para as Olimpíadas de 2012. Também queremos subir no ranking brasileiro.
Para quem acha que vôlei de praia é quase uma brincadeira, as atletas têm todas as contas na ponta do lápis. Uma temporada internacional custa US$ 70 mil. Nas 12 etapas da temporada brasileira, a organização cede o hotel para as jogadoras (mas não para o treinador), são mais R$ 20 mil em passagens e hospedagem para o técnico. No Rio, a dupla, que tem patrocinadores fiéis, conta com técnico, preparador físico, de um pega-bolas, de um zelador da quadra e dois auxiliares.
Também estarão no torneio as tetracampeãs mundiais Juliana/Larissa; as campeãs brasileiras Maria Elisa/Talita; além de Val e Vivian, que jogam com outras parceiras. Para os fãs de vôlei de praia, melhor impossível, e nem o sol vai deixar de aparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário