ME ENGANA QUE EU GOSTO!

O Dia

Balanço dos desfiles dos blocos é 'muito positivo', diz secretário de Turismo

Rio - Faltando uma semana para o carnaval, os blocos já tomam conta das ruas da cidade, arrastando milhares de foliões. O sucesso do esquema montado pela Riotur para garantir a qualidade dos desfiles na semana passada se repetiu agora, com mais de 100 blocos espalhados em diversas áreas do Rio.

"O balanço, mais uma vez, é muito positivo. Menor impacto no trânsito, ruas limpas logo após os desfiles e segurança para os foliões e moradores do entorno. Estamos trabalhando também para conscientizar as pessoas para que cuidem melhor do espaço público e tornem a festa nas ruas da cidade ainda melhor", diz o secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.O bloco Simpatia é quase Amor arrastou uma multidão pela orla carioca no sábado. Segundo os organizadores, a expectativa era receber mais de 30 mil foliões no já tradicional bloco de Ipanema, com trajeto entre a Praça General Osório e a Rua Henrique Dumont. Com o apoio da Prefeitura, sob a batuta da Coordenadoria de Blocos de Rua da Riotur, a festa transcorreu com tranquilidade. Toda estrutura de apoio e segurança, com 120 banheiros químicos espalhados ao longo da orla, um efetivo de 130 guardas municipais e 120 policiais militares, os foliões desfrutaram de um ambiente mais tranquilo do que nos anos anteriores.A aposentada Nanci Albuquerque, moradora de Ipanema e frequentadora do bloco há mais de vinte anos, afirma que este foi o desfile mais bem organizado de todos os tempos."Normalmente, quando os blocos acabam, as ruas estão tomadas de sujeira e com um odor fortíssimo de urina. Mas com os banheiros químicos, os garis a postos e os vendedores ambulantes dispostos corretamente ao longo do desfile, não sofreremos com esses problemas", relatou.O presidente do bloco Simpatia é quase Amor, Dodô Brandão, e Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, Associação Independente dos Blocos da Zona Sul, agradeceram o apoio da Prefeitura e destacaram a organização do trânsito, a disposição dos banheiros químicos e o controle de ambulantes como fatores primordiais para o sucesso da festa. O esquema montado pela Prefeitura para o desfile do Simpatia contou ainda com 40 agentes do controle urbano, 35 agentes da CET Rio, 150 garis da Comlurb e 2 ambulâncias. A Comlurb recolheu cinco toneladas de lixó ao término do desfile.
No domingo, o bairro de Ipanema recebeu mais 80 banheiros para atender blocos como A Coisa tá Preta e Empolga às 9h.No domingo, foi a vez do Escravos da Mauá tomar as ruas do centro. Comemorando 18 anos e celebrando a marioridade em seu enredo, o bloco reuniu 10 mil pessoas em clima de brincadeira e tranquilidade. Para garantir o bom andamento, eram 50 banheiros químicos, 35 guardas municipais (dez só para o trânsito), dez agentes do controle urbano e vinte garis, além de cinco carros da PM. Uma das fundadoras do bloco, Eliane Costa, comemorava a parceria com a Prefeitura:"Tivemos banheiros, segurança, limpeza... o apoio da Prefeitura é fundamental para o bom andamento da festa e a preservação do espaço urbano. A cidade agradece", disse.O esquema montado pela Riotur para o fim de semana teve 12 ambulâncias e 1008 banheiros químicos.O efetivo da Comlurb contou com 217 garis, levando o "bloco da limpeza" atrás de cada desfile. Além disso, a limpeza da cidade contou também com 15 varredeiras, 25 caminhões compactadores e seis caminhões basculantes para garantir a arrumação pós-festa. Quinze carros-pipas e 16 Kombis lava-jato ajudaram a limpar as vias. Já a Guarda Municipal levou para as ruas um contingente de 883 guardas, sendo 495 no patrulhamento em geral e 388 no controle do trânsito, dentro do esquema especial montado para a passagem dos blocos.
NOTA- ano passado foi a mesma coisa.Antes do Carnaval flores !!!!! Durante....lixo,desordem,placas contra o xixi roubadas, falta de policiamento.Vergonha !!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário