FESTA NO PARQUE

Festa do Dia Nacional do Cigano no Parque Garota de Ipanema

Redação SRZD


Amanhã será comemorado o Dia Nacional do Cigano. A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e a Fundação Santa Sara Kali oferecem uma programação especial com festival de música e dança, palestras, cartomantes e gastronomia cigana, no Parque Municipal Garota de Ipanema, na Praia do Arpoador, a partir das 11h.

Batizado de Cruzada pela Paz Mundial, o evento é realizado há 11 anos na data da padroeira universal do povo cigano, Santa Sara Kali, com a intenção de dar visibilidade aos costumes e crenças da cultura milenar cigana e fazer um apelo à união entre povos e religiões.

O Parque Garota de Ipanema tornou-se referência para a comunidade cigana desde 2003, quando foi fixada no local uma imagem da padroeira numa gruta natural.

Às 16h, será realizado um culto ecumênico, seguido de ritual cigano, e serão recolhidos donativos para grupos ciganos mais necessitados. O culto é denominado "Corrente da Paz", ritual ministrado pela cigana Mirian Stanescon.

Às 18h será lançado o Prêmio Culturas Ciganas 2009, patrocinado pelo Ministério da Cultura; e às 19h haverá o grande show de música e dança "Ciganos, sigam à procura da paz mundial".

O Dia Nacional do Cigano foi instituído oficialmente em 2006, através de decreto do presidente Lula, em reconhecimento à importância da contribuição da etnia cigana no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira.

Os ciganos são, na maioria, povos nômades, que tiveram origem há quatro mil anos, na região do Punjab, ao noroeste da Índia, onde hoje é o Paquistão. Chegaram ao Brasil em 1574, expulsos da Europa pelo Estado, em decisão que atendia à Igreja.

Segundo relatos, nesse período, Portugal e Espanha cortavam as orelhas dos ciganos e os jogavam às galeras para serem deportados, porque eles eram considerados um povo diabólico. No Brasil, existem dois grandes grupos: os Calons (ciganos de origem ibérica, principalmente espanhola) e os Rom (originários do leste europeu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário