NOVA ESTAÇÃO



Nova Estação

Temperaturas devem continuar altas mesmo com a chegada do outono

O Globo


RIO - Nesta sexta-feira, a estação preferida de muitos cariocas se despede. Precisamente às 8h44m, o verão termina. É o início do outono. Este período do ano marca a transição entre o calor do verão e o frio do inverno. Em 2009 não será diferente. Segundo meteorologistas, a temperatura segue acima da média até meados de abril. Na quarta semana do mês, uma frente fria originada na Argentina passa pelo sul do Brasil e atinge a região Sudeste. Será o primeiro friozinho de 2009 no Rio de Janeiro.
- Até a terceira semana de abril, as temperaturas devem ficar acima da média. Na última semana do mês, uma frente fria deve chegar à região Sudeste, mudando este panorama. - afirmou Patrícia Madeira, meteorologista da Climatempo.
A expectativa é que o outono deste ano seja mais seco do que em 2008. Nesta estação, as frentes frias que chegam ao Brasil não causam tanta chuva, mas trazem uma massa de ar polar associada, o que faz a temperatura cair consideravelmente. O carioca também vai passar a observar um aumento dos nevoeiros pela manhã, processo característico da estação.
A influência do La Niña será reduzida no Brasil este ano. O fenômeno, que tem origem no esfriamento das águas do oceano pacífico equatorial, só deverá causar irregularidades nas chuvas das regiões Nordeste e Sul. O Sudeste não será afetado.
- A força do La Niña está menor este ano. A região Sudeste habitualmente já sofre menos com esse fenômeno e este ano não será afetada - revelou Lúcio de Souza, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário