Esclarecimentos sobre o Projeto de Segurança de Ipanema

1) Não somos uma entidade representativa dos moradores de Ipanema, com delegação ou autorização para falar em nome deles. Somos um grupo de cidadãos exercendo o seu direito de trabalhar por uma cidade e um país melhores.

Falamos e agimos em nosso nome apenas. Exigimos os direitos que são nossos como cidadãos, contribuintes de todos os impostos e tributos federais, estaduais e municipais, e cumpridores da lei.

Nem todos os moradores de Ipanema participam do nosso grupo, ou concordam com nossas posições. Não temos como objetivo a unanimidade de opiniões. Nosso objetivo é viver com mais segurança, em um bairro e uma cidade limpos e civilizados.

2) Não somos uma Associação de Moradores, nem ONG, nem instituto, nem fórum, nem sindicato. Adotamos o nome “Projeto de Segurança”, por que é isso o que somos: um grupo que trabalha em um projeto de uma cidade melhor.

Não temos sede própria, nem presidente, nem verba de patrocínio. Nosso trabalho é totalmente anônimo, voluntário, não-remunerado, e arriscado, pela natureza das questões que levantamos.

3) Não temos nenhum tipo de alinhamento ideológico ou partidário. Fazemos críticas e elogios quando eles são apropriados. Não somos, a priori, contra ou a favor de nada ou ninguém. Estamos permanentemente em busca de novas idéias e propostas.

4) Mais importante que tudo: não somos um simples balcão de queixas, ou uma via de mão única para encaminhar reclamações aos órgãos públicos. Trabalhamos para identificar e implantar soluções, e é evidente que algumas destas soluções não dependem do poder público, mas da mudança de atitude dos cidadãos (não jogar lixo na rua, não pagar propina, não estacionar nas calçadas).

Essa é a nossa prioridade: nossos membros recolhem lixo nas praias, confrontam ciclistas que andam nas calçadas e moradores que passeiam com cachorros perigosos sem focinheira, exigem a retirada de carros das calçadas.
Damos as boas-vindas a todos que quiserem se juntar ao nosso grupo.