ESGOTO

Cedae implanta sistema de esgotos em Ipanema

12/11/2013 10:14
Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro

A Cedae iniciou nesta terça-feira,  na faixa de areia da Avenida Vieira Souto em Ipanema
A Cedae iniciou nesta terça-feira, na faixa de areia da Avenida Vieira Souto em Ipanema
A Cedae iniciou nesta terça-feira,  na faixa de areia da Avenida Vieira Souto em Ipanema, na Zona Sul do Rio - em frente à Rua Teixeira de Melo, a fase de conclusão do assentamento do novo sistema de esgotos, em substituição ao existente, que há mais de 40 anos envia os esgotos de Copacabana, Botafogo, Glória, Flamengo, Catete, Laranjeiras e parte do Centro ao Emissário Submarino de Ipanema.
Para a fase final de instalação do novo tronco coletor, será dado início à operação do Shield – uma mega perfuratriz que utiliza método não destrutivo. Estarão presentes o presidente da Cedae, Wagner Victer, e o secretário do Ambiente, Carlos Minc.
- O Governo do Estado, através da Cedae e da Secretaria do Ambiente, está investindo cerca de R$ 15 milhões no novo sistema de esgotamento sanitário de Copacabana. Quando a nova tubulação entrar em operação estará garantida a segurança de um dos mais antigos sistemas de esgotamento sanitário da Cidade do Rio de Janeiro – afirmou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
A escavação dos 676 metros do trecho final do novo sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul está sendo feita com o “Tatuzão”, fazendo a perfuração a mais de sete metros de profundidade, sem afetar a rotina do tráfego naquela região e sem o risco de provocar acidentes com redes de outras concessionárias. A obra será concluída em maio de 2014.
A nova técnica consiste em fazer aberturas de poços de serviço, com diâmetro de nove metros e profundidade superior a sete metros, para que os operários façam a instalação dos tubos de concreto, de alta resistência, com 1,50 metro de diâmetro, através de túneis escavados pelo Tatuzão.
A máquina, com tecnologia alemã, foi trazida especialmente ao Rio de Janeiro para esta obra, a primeira na cidade a perfurar um túnel com extensão superior a 650 metros, sem a necessidade de abertura de valas e, ao longo da Rua Rainha Elizabeth da Bélgica, a principal via de ligação entre Copacabana e Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário