MAR DE M..........

Após incêndio em elevatória, esgoto inunda via na Zona Sul

  • No entanto, segundo a Cedae, fogo atingiu painel luminoso da estação e não afetou as bombas na Avenida Epitácio Pessoa

SIMONE CANDIDA (

A Avenida Epitácio Pessoa foi alagada por esgoto depois de curto circuito na elevatória Caiçaras, da Cedae Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
A Avenida Epitácio Pessoa foi alagada por esgoto depois de curto circuito na elevatória Caiçaras, da Cedae Márcio Alves / Agência O Globo
RIO - Um curto circuito na elevatória Caiçaras, da Cedae, na Avenida Epitácio Pessoa, altura da Rua Barão de Jaguaribe, no Jardim de Alah, na Zona Sul do Rio, causa um grande vazamento de esgoto na região desde o início da manhã desta sexta-feira. As calçadas e pistas da Avenida Epitácio Pessoa, esquina com a Rua Garcia D´ávila, em Ipanema, estão alagadas. Pedestres precisam fazer malabarismos para escapar das poças. A água suja também está atingido as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, no trecho próximo à Rua Joana Angélica. Segundo o biólogo Mario Moscatelli, que soube do acidente por pescadores, o vazamento começou cedo. Ele conta que já avisou à Secretaria municipal de Meio Ambiente.
Apesar do problema, no entanto, a Cedae informou que o vazamento já estaria sendo controlado e que não afetou as bombas da elevatória. Por isso, segundo a empresa, o funcionamento da unidade não foi prejudicado. Ainda de acordo com a companhia, equipes monitoram o funcionamento da estação e fazem a troca do equipamento danificado:
“Entretanto, durante mais ou menos uma hora, a companhia precisou desligar a energia da elevatória para realizar a substituição de fiações. Neste período, houve extravasamento de parte do esgoto transferido por aquela elevatória para galeria que deságua na Lagoa,” informou, em nota, a Cedae.
A companhia afirmou que esta foi a primeira vez que aconteceu uma pane elétrica naquela elevatória. A companhia disse ainda, que “ao finalizar o reparo, terá que desligar o sistema novamente para instalar o painel novo. Portanto pode haver o despejo de algum resíduo.”
No início da manhã, policiais do 23º BPM (Leblon) e homens do Corpo de Bombeiros foram acionados. O trânsito também chegou a ser parcialmente interditado no local. Não houve feridos.
O biólogo Mario Moscatelli questiona se a Cedae não está preparada para este tipo de emergência.
— Será que toda vez que houver uma pane, a solução vai ser jogar esgoto na Lagoa?


o. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário