TOM

Zona Sul se entrega ao doce balanço da bossa-nova

Lojas, novo filme em homenagem a Tom Jobim e casa de show mantêm vivo o culto ao estilo musical que nasceu nos anos 50 na região

PATRICIA DE PAULA

Na Toca do Vinicius, referências à bossa-nova estão por toda parte

PEDRO TEIXEIRA

É no mês de janeiro que se comemora o Dia Nacional da Bossa-Nova, mais precisamente na próxima quarta-feira, data escolhida não por acaso: trata-se do aniversário de Tom Jobim. Mas, como há mesmo coisas que só o coração pode entender, um grupo de apaixonados faz questão de festejar o estilo o ano inteiro. Para eles, assim como o amor, a bossa-nova também é fundamental.
— Dedico minha vida à divulgação da bossa-nova, esse bem tão valioso da Humanidade. Tenho orgulho do meu papel na sociedade — afirma Carlos Alberto Afonso, dono da Toca do Vinicius, em Ipanema.
Canções da bossa-nova tomam conta do ambiente, cheio de CDs e discos de vinil, além de livros sobre o gênero. A cada cliente que chega, Afonso dá uma pequena aula sobre o estilo.
— Fui professor durante muito tempo e carrego isso até hoje. Se eu fosse apenas um comerciante, não estaria aqui. Ficaria em casa cercado por meus discos e livros e nada mais — afirma.
A bossa-nova foi inspiração para o último Fashion Rio, que teve como tema “Sou Rio, essa bossa é nossa”, com direito a exposições de capas de discos criados pelo designer Cesar Vilella.


Nenhum comentário:

Postar um comentário