CARTA ENVIADA

Rio, 30/05/2011


Prezado Secretário Beltrame,

Gostei muito de sua entrevista ontem no jornal O Globo. O Sr., como sempre, aponta na direção correta.

Gostaria apenas de aprofundar um pouco a idéia de “ações sociais” necessárias à sustentabilidade das UPPs. No entender do Projeto de Segurança de Ipanema, o que realmente vai fazer a diferença é a regularização fundiária e urbanística destas comunidades. Com os títulos de propriedade e com a presença do poder público dando os parâmetros de construção, reformas, ocupação do espaço público e serviços de saneamento, coleta de lixo etc., estas comunidades efetivamente se transformarão em bairros onde os moradores se auto fiscalizam e pagam pelos serviços prestados pelo estado ou município. Esta é a solução definitiva. É claro que é um processo lento porque reverter uma situação quase que centenária na cidade, vai implicar em mudanças profundas de comportamento.

O Projeto de Segurança de Ipanema está tendo a excepcional oportunidade de participar do processo de regularização do Cantagalo, uma experiência de como a sociedade civil pode contribuir com boas idéias e parcerias para alcançar uma mudança necessária à população tanto da favela como de seu entorno.

A nossa luta está chegando a bom termo. A parceria entre o PSI, o Instituto Atlântico, a Associação dos Moradores do Cantagalo, Instituto Gerdau, escritórios Goyareb& Mitchell e Sousa , Cescom e mais recentemente até com a adesão dos cartórios de registro de imóveis da região, que contaram com a sensibilidade e seriedade do poder público aí incluindo a colaboração da Secretaria Estadual de Segurança Pública com a implantação da UPP, do Governo de Estado na concessão dos títulos de propriedade e da Prefeitura com a instalação de um POUSO, prevista para muito breve, está possibilitando a regularização total do Cantagalo. Na quinta feira dia 2/06 em reunião com a comunidade os cartórios de registro vão se comprometer a dar gratuidade ao registro de 4000 propriedades, abrangendo o Cantagalo na sua totalidade.

É animador verificar que, a boa parceria entre a sociedade e o poder público, pode dar excelentes resultados quando levada com seriedade e eficiência por ambos os lados.

Mais uma vez parabéns e obrigado pela sua firme atuação à frente da SESP.

Atenciosamente, um abraço

Ignez Barretto – coordenadora do PSI


Um comentário:

  1. Insegurança em Ipanema,
    hoje 1/6/11 as 11:45 mais uma vez evitei um assalto na Praia de Ipanema em frente ao Country Club 200 metros do posto 10, um homem estrangeiro foi abordado por 2 caras e 1 mulher, ninguém na Praia e alguns minutos um Pm de "ATV" passando no maior gas sentido Jardim de Alah, quando me virão atras deles sairão correndo fui ao calçadão e 10 minutos depois passaram 2 da Guarda Municipal nos "Segway" também no maior pau e nem pararam quando fiz sinal para eles so depois de 20 minutos veio uma viatura.
    1º vez em frente a rua Teixeira de Mello,
    2º em frente a rua Farme de Amoedo,
    O metro quadrado mais "Caro" das Américas quem sera aproxima vitima...

    ResponderExcluir