PRAIA DE IPANEMA -






RJ: projeto lança pulseiras que identificam crianças na praia
Notícia

Ação acontecerá apenas nos finais de semana e feriados, no período de 24 de dezembro a 23 de março de 2011, nas praias do Leblon, Arpoador e Ipanema, do posto 7 ao 12

Foto: Isaac Ismar/Especial para Terra

Direto do Rio de Janeiro

A concessionária Orla Rio apresentou nesta quarta-feira as pulseiras que identificam crianças em algumas praias da capital fluminense. O projeto-piloto do sistema de monitoramento para os menores de idade tem como objetivo dar mais tranquilidade aos pais que levam os filhos às praias. Se a criança se perder, ela será encaminhada até a unidade referente à cor da pulseira.

De acordo com a Orla Rio, os menores perdidos ficarão dentro do posto e o operador entrará em contato com a família. Por isso, é importante que ao chegar à praia, o responsável pela criança procure o posto de salvamento mais próximo da areia para informar o seu nome completo e do pequeno, número de identidade e telefones para contato. A pulseira é feita de material impermeável, com isso a tinta da caneta não fica borrada quando entra em contato com a água do mar ou suor.

"Queremos minimizar o transtorno e a preocupação dos pais quando o filho fica perdido na praia. Muitas pessoas, quando encontram uma criança perdida, não sabem para onde encaminhá-las. Com esse sistema, o processo de localização será mais rápido e eficiente, mas gostaria de salientar que os responsáveis não devem relaxar por conta da pulseira com a identificação. A atenção deve ser a mesma sempre", disse João Marcello Barreto, vice-presidente da Orla Rio.

Ainda de acordo com ele, no verão a cada dia de um final de semana dois milhões de pessoas frequentam as praias na faixa entre o Leme e o Pontal. Por enquanto, a ação acontecerá apenas nos finais de semana e feriados, no período de 24 de dezembro a 23 de março de 2011, nas praias do Leblon, Arpoador e Ipanema, do posto 7 ao 12. Cada local terá uma bandeira de uma cor para facilitar a localização: Ipanema (posto 7 - amarelo; posto 8 - vermelho; posto 9 - rosa; posto 10 - azul) e Leblon (posto 11 - laranja e posto 12 - verde).

Pais aprovam a novidade
Mesmo que o projeto-piloto só comece a funcionar no próximo dia 24, algumas crianças já testaram a novidade, que foi aprovada pelos pais.

"Acho importante essa medida, pois tem muito movimento de pessoas nas praias nessa época. Muitas crianças ficam perdidas. Na minha barraca mesmo, sempre tem algumas pedindo ajuda para encontrar os pais. Às vezes, a gente fica sem saber o que fazer. E os pais se desesperam quando perdem o filho de vista", disse Adenílson Dias da Silva, eletricista, que tem uma barraca na praia de Ipanema e aproveitou o dia de sol para levar o afilhado João Vitor Santos, de 4 anos, para tomar banho de mar.

Mais notícias de Cidades » Especial para Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário