PRAIA LIMPA

Rio 07/10/2010


O Projeto de Segurança de Ipanema e a Prorio ( empresa que tem a concessão do comercio na areia ) preocupados com os baixos índices de qualidade das areias da praia de Ipanema resolveram promover uma ação no dia 07/08/2010 que juntou barraqueiros, população e freqüentadores da praia com o objetivo de ir recolhendo ao longo do dia todo o lixo deixado na areia. O resultado da ação em termos da limpeza, propriamente dita, e da conscientização da população, freqüentadores e barraqueiros foi muito bem sucedida. Ficou, porém um problema – o que fazer com o lixo acumulado ao longo de todo um dia de grande movimento? Depois de várias buscas, a Prorio e o PSI conseguiram encontrar uma solução que deve funcionar. Fizemos uma parceria com a empresa Brasil Pet que faz reciclagem de plásticos e pets. A Brasil Pet tem dois eco pontos no Leme e a capacidade de com triciclos recolher quantas vezes forem necessárias o lixo ao longo do dia. Eles desenvolveram um modelo de suporte para os sacos de lixos que é muito prático para o barraqueiro e que vai proporcionar a coleta seletiva. Com esta logística vamos conseguir manter a areia limpa e dar um destino correto ao lixo recolhido. A Brasil Pet vai pagar aos barraqueiros pelo lixo recolhido. Ficará faltando, ainda, a solução para o coco e o micro lixo deixados na areia. De toda forma, só a retirada do grosso do lixo que são as pets, os papelões de embalagem, os plásticos, guardanapos de papel etc. vai resultar:

1) – melhoria imediata do visual da praia com impacto positivo para os turistas e freqüentadores.

2)- melhoria nas condições de qualidade da areia que vai se refletir nas sua condições sanitárias. A poluição da areia pode acarretar graves problemas de saúde para a população que a freqüenta, e nela trabalha. Infecções nos olhos, rins, vias aéreas, lesões na pele, micoses etc.

3) – o lixo em lugar ser um passivo passa a ser um ativo.

4) – destino ambientalmente correto ao lixo.

5) conscientização da população que freqüenta e trabalha na praia da importância de se manter um ambiente limpo.

6) - contrapartida da Prorio, estabelecida no convênio com a SEOP, de manter limpa a área em torno das barracas.

7) – a grande bandeira do PSI é o cuidado com o bairro. Não queremos uma ocupação desqualificada. Entendemos que Ipanema sempre foi um bairro residencial, mas ao mesmo tempo de vanguarda em termos culturais e de formação de opinião. Foi pioneiro em iniciativas criativas, e não foi a toa que a bossa nova surgiu em nosso bairro.

Esta ação vai ter início dia 12/10 às 10hs. Em Ipanema entre o Arpoador e Jardim de Alá. A partir desta data estaremos diariamente fazendo a coleta do lixo na areia. A idéia é que este projeto, seja durante seis meses um piloto em Ipanema ( Arpoador ao Jardim de Alah ) e que depois dos ajustes necessários, se expanda do Leme ao Leblon e assim sucessivamente. Depois dos seis meses de experiência vamos encomendar uma análise para saber como estarão os índices de poluição das areias.

Precisamos muito de contar com seu apoio para a divulgação deste projeto, que é pioneiro e vai trazer enormes benefícios para os freqüentadores, turistas e trabalhadores da praia. Pedimos que repassem esta mensagem para seus amigos e vizinhos. Os que freqüentam a praia que conscientizem os outros freqüentadores a respeito, e que principalmente sejam os nossos fiscais. Se a coleta não estiver sendo feita a contento, se a areia continuar cheia de lixo etc, por favor, entrem em contato nos dizendo o horário e o local.

E –mail: projetodeipanema@terra.com.br



Blog: psipanema.blogspot.com

Face book psi ipanema





Um abraço,

Ignez

Nenhum comentário:

Postar um comentário