26 DE ABRIL

Ipanema, 116 anos de bossa e charme

Flávia Salme

Transgressora, criadora de tendências e plural. Aos 116 anos, comemorados amanhã, Ipanema prova que mais do que um bairro de elite é a verdadeira influência do lifestyle carioca.
Passados a Bossa Nova, os aplausos para o pôr do sol, as Dunas do Barato, as tangas de crochê, a barriga da Leila Diniz, o Píer, o Pasquim, e, claro, o Verão da Lata e a Mulher de Branco, o bairro não para de se reinventar.Hoje é centro do consumo de luxo, ponto alto do carnaval carioca – tem até escola de samba, e principal circuito gay na cidade.
O que mais ainda pode enredar?
Política, conta com duas associações de moradores, e uma associação comercial, fora o movimento Projeto de Segurança de Ipanema (PSI).
– As demandas são muitas, a gente precisa se organizar para resolvê-las – explica Maria Amélia Loureiro, presidente da Associação de Moradores de Ipanema (AMIpanema).
Tem ainda a associação do Quadrilátero do Charme, que representa lojas e restaurantes, e também consegue chamar a atenção para problemas locais.
– O projeto de iluminação não é bom. Há poucas lâmpadas nas esquinas, elas não dão conta das quadras do bairro, que são grandes – alerta Bruno Pereira, diretor da associação.
Ipanema quer agora o título de primeiro bairro ecologicamente sustentável. Uma parceria entre a AMIpanema e uma cooperativa de catadores, apoiada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), implantou a coleta seletiva solidária, que já conta com pelo menos 18 edifícios.
Apesar dos agitos, nenhuma festa foi programada para marcar o aniversário do bairro.Mas Ipanema não deixa nada passar em branco. No mínimo, vale uma visita à Toca do Vinícius, onde celebrações são sempre certas, e musicais.

Domingo, 25 de Abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário