CARNAVAL 2010





Blocos são barrados no baile da folia em Ipanema

Quatro desfiles são cortados e número pode aumentar. PM alega que não daria conta

POR DIEGO BARRETO

Rio - Faltando uma semana para o Carnaval, uma recomendação do Ministério Público(MP) à Riotur vai alterar a programação dos blocos previstos para desfilar em Ipanema. Dois não sairão mais e alguns serão remanejados, como o do AfroReggae. Outras mudanças ainda podem ocorrer, já que a recomendação da promotora Ana Paula Petra, da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural, prevê que os blocos que não conseguirem autorização das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros tenham suas permissões para desfile suspensas. A queixa partiu de moradores, preocupados com o excesso de blocos em bairros da Zona Sul.

PM diz que não terá efetivo para garantir a segurança dos foliões Foto: Felipe O'Neill / Agência
O Dia

Foram barrados os blocos Verde e Amarelo & DJ Brasil e o Do You Like Brazilian Music?, previstos para os dias 7, 14 e 16.
O AfroReggae, que sairia nos dias 14 e 21, terá um único desfile, na segunda-feira de Carnaval. A recomendação foi publicada após o comandante do 23º BPM(Leblon), tenente-coronel Sérgio Alexandre Rodrigues, afirmar que sua tropa não será suficiente para garantir a segurança em todos os eventos momescos: “Só em Ipanema temos 32 desfiles programados. Além disso daremos apoio à segurança no Sambódromo, faremos policiamento ostensivo e ainda teremos outros 44 blocos em outros bairros na área do 23º BPM. Informei ao MP que seria impossível assegurar efetivo para todos estes eventos em Ipanema”.Segundo o comandante do Destacamento dos Bombeiros da Gávea, major Paulo Cesar da Cruz, 90% dos eventos na região, incluindo blocos, não têm autorização do Corpo de Bombeiros. “A maioria entra com o pedido, mas não retorna com as exigências feitas. As Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) que devem ser assinadas por um engenheiro não são entregues. Não autorizamos os eventos, mas nos preparamos para emergências. A responsabilidade total é dos organizadores”, adverte.O secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, afirma que a recomendação do MP será cumprida pela prefeitura. “Foi algo específico de Ipanema, não há problemas em outros bairros. Adotamos o critério de priorizar o desfile dos blocos mais tradicionais. Para desfilar, blocos terão que obter as autorizações dos bombeiros e polícias”
.A presidente da Sebastiana, Rita Fernandes, associação que reúne 12 grandes blocos como Simpatia É Quase Amor, Suvaco do Cristo e Escravos de Mauá, informa que todos os seus associados conseguirão a licença: “Estamos tranquilos, conseguimos autorização”.

Agenda no fim de semana no Centro e na Zona Sul

HOJECENTRO. Cordão da Bola Preta: Praça Mauá, 18h;
AfroReggae: Arcos da Lapa, 19h;
Badalo de Santa Teresa: L. das Neves, 19h.

AMANHÃZONA SUL. Banda do Catete: Rua do Catete, 14h;
Simpatia é Quase Amor: Praça General Osório, Ipanema, 14h;
Xupa mas não baba: Rua Cardoso Junior, Laranjeiras, 15h
Cutucano Atrás: Av. Atlântica, Leme, 16h.
Bloco da Saara: Rua Buenos Aires, 12h;
Embaixadores da Folia — Pierrot da Madrugada R. do Lavradio, 20h;
Céu na Terra:Lgo do Curvelo, 8h;
Rio Maracatu: Largo dos Guimarães,15hs
DOMINGOZONA SUL. Boka de Espuma: Rua Marquês de Olinda, Botafogo, 16h;
Blocão: de animais de estimação. Av. Atlântica, Posto 6, Copa, 15h;
Banda de Ipanema — Banho de mar a fantasia: Rua Francisco Bhering, Arpoador, 10h;
Empolga às 9: Praia de Ipanema, Posto 9, 14h;
Suvaco do Cristo: R. Jardim Botânico, 8h;
Gigantes da Lira: R. General Glicério, Laranjeiras, 8h;
Tá Pirando, Pirado, Pirou: Urca Av. Pasteur. 14h.
CENTRO. Deixa Falar: Largo da Bica, Estácio, 13h;
Banda da Amizade: R. Tadeu Kosciusko, 14h;
Eu Choro Curto, mas Rio Comprido: R. Tenente Vieira Sampaio, 12h;
Escravos da Mauá: Largo de São Francisco da Prainha, 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário