PROTESTO

Cariocas protestam em Ipanema contra visita de Ahmadinejad

Carolina Ribeiro

RIO - Cerca de 800 pessoas estão reunidas desde as 10h em frente à Rua Maria Quitéria, na Praia de Ipanema, em protesto contra a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que chega amanhã a Brasília para uma visita de um dia.

Ainda são esperados mais manifestantes no local, onde se reuniram representantes de diversas entidades como o Instituto de Fomento à Cidadania, o Grupo Arco-Íris, o Museu Judaico e a União Cigana do Brasil, entre outros. Foram distribuídos cartões vermelhos e há quem exiba placas com dizeres como "Senhor Presidente: liberdade de expressão. Explique ao convidado" ou "O holocausto não existiu?".

Segundo os manifestantes, ao meio-dia serão lançados no ar balões de gás que estão presos numa gaiola. Eles foram pintados com expressões como "liberdade de expressão", "paz", "liberdade sexual" e "memória do holocausto".

- A visita do Ahmadinejad não é uma ameaça para judeus, negros e homossexuais. É uma ameaça para a democracia. Estamos reunidos aqui para defender um mundo livre - observou Michel Gherman, representante da comunidade judaica Hillel.

A agenda do iraniano será política e econômica . Além de encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), Ahmadinejad virá acompanhado de 200 empresários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário