ORIGENS






Enviado por Melina Amaral -

Relíquias culturais em Ipanema

Tudo começou com o simples desejo de presentear os novos amigos do Brasil com objetos típicos da cultura de seu país, a Turquia. E foi assim que a jovem Beril Eraydin, nascida em Istambul, descobriu que as peças despertavam curiosidade e fascínio pelas bandas de cá.
— Vim para o Brasil em 99, pois meu marido, que conheci quando estudava em Londres, é brasileiro. E, para presentear seus familiares, pedi à minha mãe que enviasse alguns objetos de decoração, como pratos de cerâmica e olhinhos de vidro, tradicionais em nosso país — relembra.
Os suvenires começaram a fazer tanto sucesso que Beril decidiu abrir uma empresa de exportação a fim de comercializá-los em lojas daqui. A BRT Comércio Internacional, fundada em 2000, chegou a trabalhar com 80 clientes espalhados por todo o Brasil, mas o desejo de ter a própria loja acabou falando mais alto.
— Do atacado, passei para o varejo, em 2005, e primeiramente foquei nos famosos olhinhos, que, segundo nossos costumes, protegem contra toda a energia negativa e trazem sorte. Por isso criei a marca Olho Místico — conta.
Dois anos depois, Beril decidiu ampliar seu negócio exportando peças de diferentes cantos do mundo e mudando o nome da marca para Origens: Objetos do Mundo.
Em sua loja, em Ipanema, e também nos três quiosques espalhados entre Zona Sul, Barra e até Curitiba, luminárias, cerâmicas, gaveteiros, pashminas e objetos de uso pessoal são verdadeiros convites a uma viagem a Ásia, Europa, África e Américas.
— Estou sempre pesquisando para trazer peças originais e exclusivas. O resultado tem sido muito positivo — garante a empresária, que faz questão de completar. — Abrir um negócio exige disposição e força de vontade, pois não é fácil. Mas perceber que ele está progredindo é gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário