METRÔ




Moradores de Ipanema analisam os prós e contras da nova estação do metrô

Praia cheia contrasta praticidade de ter o transporte no bairro.Previsão é que unidade comece a funcionar em meados de dezembro.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

Foto: Alícia Uchôa / G1

A estação está prevista para ser inaugurada em dezembro

A cerca de um mês da inauguração da estação do metrô de Ipanema - que vai ganhar o nome de Estação Tom Jobim -, moradores do bairro vivem a expectativa do novo meio de transporte no bairro e preveem aumento de movimento na região.

Segundo a Secretaria de Transportes, a expectativa é que 85 mil pessoas passem por lá todos os dias, podendo chegar a 100 mil no final do primeiro semestre. “Vai ser bom. É mais uma opção de transporte pra gente aqui. Claro que o bairro vai ficar mais cheio e a praia também. Tem o lado bom e o ruim. Mas o saldo é positivo”, opina a dona de casa Maria Lúcia de Amorim, de 54 anos. “Claro que o movimento vai aumentar, mas isso só vai trazer benefícios, vai valorizar os imóveis daqui”, completou o comerciante Hélio da Silva, de 56 anos. “A praia vai ficar insuportável, mas a mordomia de ter o metrô perto de casa não tem preço, né?”, reiterou a estudante Ana Luiza Ferreira, 21.
Num dos acessos, uma pintura imita um painel rupestre
Elevadores, esteiras e escadas rolantes

Com acessos pelas ruas Jangadeiro, Sá Ferreira, Teixeira de Melo e Praça General Osório, a estação terá, ao todo, 12 elevadores para deficientes físicos, 17 escadas rolantes e seis esteiras também rolantes.

A entrada pela Rua Teixeira de Melo, no entanto, só deve começar a funcionar no ano que vem, junto com a inauguração do elevador do morro do Cantagalo, que levará o nome do escritor Rubem Fonseca( Fonseca ??). Para ficar bem a cara do bairro, haverá painéis em homenagem à feira hippie do bairro, à Banda de Ipanema, ao tradicional bloco Simpatia É Quase Amor, além de uma galeria com quadros que têm as mãos de crianças do Cantagalo impressas, com o nome de cada um.

Mãos e nomes de crianças do Cantagalo viram painel (Foto: Alícia Uchôa / G1)
No início do mês, uma composição estreou os trilhos que ligam a estação Cantagalo à Ipanema. Puxada por um rebocador ao longo de 800 metros, ela permitiu que a equipe técnica fizesse os últimos ajustes na estrutura, como o alinhamento dos trilhos e a distância entre os vagões e a plataforma.

Nessa fase final, cerca de mil homens trabalham pintando, colocando piso, energia elétrica e sistema de ventilação, além de outros acabamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário